.

.

..............................Conecte-se com o Mandala.........................

BH proíbe as sacolas plásticas - ATUALIZADO

BH é a primeira capital brasileira a abolir o uso das sacolas plásticas no comércio, a data pra isso, foi remarcada para o dia 18 de abril, os comerciantes pediram mais tempo pra conscientizar a população sobre as mudanças e lançaram a campanha “Sacola Plástica Nunca Mais”. A lei em questão se originou de um projeto do vereador Arnaldo Godoy (PT) e prega que todo e qualquer estabelecimento comercial que insistir com as sacolhinhas receberão multa de mil reais ou dois mil reais em caso de reicidência (o valor da multa poderia ser um pouco mais alto, não?), cassação do alvará e em casos extremos, interdição. Segundo o superintendente da Associação Mineira de Supermercados (Amis), o principal problema é que as sacolas verdes são mais caras (ao longo do texto têm mais atualizações em negrito). 

Foto: reusablebags.com

Infelizmente, a Lei 9.529/08 não representa o fim definitivo das sacolas, ela proibe, apenas o uso das tradicionais, mas as feitas com material reciclável ou biodegradável ainda serão permitidas. No entanto, elas não serão dadas de graça ao consumidor, quem quiser utilizá-las vai ter que pagar R$ 0,19 por cada unidade. Apesar de ser um avanço, essa não é a situação ideal, tendo em vista que, os estabelecimentos comerciais devem passar a utilizar as sacolas oxi-biodegradáveis. Segundo o site Jorge Espeschit, "tal tecnologia não cumpre as normas STM D6400-99 ou o Padrão Europeu EN 13432, que exigem que as sacolas para serem consideradas biodegradáveis devem ter biodegradação inerente a um nível de 60% em um período de 180 dias [ASTM D6400-99] e 90% em 180 dias para o Padrão Europeu [EM 13432]."

Essas sacolas recebem, durante o processo de fabricação, um aditivo chamado de "D2W" que permite uma decomposição mais rápida: 18 meses, se levado em conta que as sacolas tradicionais se decompõe em 450 anos, essa parece ser uma alternativa perfeita. O problema é que pra essa mágica acontecer é preciso que a sacola seja armazenada sob certas condições ambientais. Segundo alguns especialistas, esse aditivo só é acionado quando a temperatura passa dos 40°C. Difícil isso acontecer em BH, hein? A bióloga Mariana Araguaia do site Brasil Escola, ainda levanta outra questão: "qual a origem destes aditivos? Será que não são poluentes?"

Foto: reusablebags.com
É preciso lembrar que quando decompostas as sacolas não terminaram de degradar o meio ambiente, elas liberam gás carbônico, metano (que potencializam o efeito estufa) e metais pesados como níquel, cobalto e manganês. Ou seja, mesmo a sacola oxi-biodegradável polui de forma profunda. A professora de Química Orgânica da UFPR Sônia Zawadzki diz ainda que, existe outro problema com as sacolas oxi, "várias pesquisas feitas por empresas ou centros de pesquisa misturam plástico convencional com amido, que é biodegradável, mas o plástico continua não sendo biodegradável. O microorganismo come o amido, mas o plástico continua lá".

Quanto à população não parece haver sérias restrições ao fim dos saquinhos. De acordo com a pesquisa "Aqui e Agora" realizada por várias empresas e o Ministério do Meio Ambiente com a participação de brasileiros de 11 estados, incluindo Belo Horizonte, 60% dos entrevistados são favoráveis à idéia da proibição das sacolinhas, mas 21% não saberiam como descartar seu lixo doméstico sem elas. No entanto, fazendo uma rápida pesquisa pela internet, é possível ver muitas pessoas revoltadas com a idéia de ter de pagar pelo uso das sacolas. As pessoas parecem se esquecer a existência de diversas altenativas como, caixas, ecobags e as tradicionais sacolas de feira. Este comentário do Sr. Manoel, presente no site Ciclo Vivo (clique aqui pra ler) representa o máximo de desinformação da população brasileira sobre o assunto: "Moto mata, carro mata, carnaval mata, congresso mata, ladrão mata, policia mata, politico corrupto é o que mata mais, mais não vi sacola matar ninguem, é vi sim ela mata  a fome de muitas famílias que vive da reciclagem."

Pesquisa "Aqui e Agora" aponta que a população é favorável ao fim dos saquinhos plásticos

Mas, então, se o fim das sacolas for decretado, qual alternativa usar pra carregar as compras ou jogar o lixo fora? Nessa postagem, mostramos algumas boas idéias pra você, dicas de como diminuir o consumo dos saquinhos e dados sobre os estragos provocados por eles no meio ambiente. Clique aqui pra ler!


3 comentários:

  1. a proibição de uso de sacolinhas em bh é muito importante p/ o mei ambiente e o uso de sacolas é um absurdo

    ResponderExcluir
  2. eu achei muito interessante essa ideia do vereodor arnaldo godoy que inventou essa lei de proibir as sacolinhas em bh . isso é muito importante p/ o meio ambiente essa foi uma boa idéia

    ResponderExcluir
  3. Que bom que vocês concordam, nós vimos muitas pessoas descordar da lei. Mas é só assim que poderemos preservar de verdade o meio ambiente. Além disso, tudo na vida é costume, daqui a três, quatro anos, ninguém vai lembarar mais das sacolas plásticas. Obrigado pelos comentários, comentem mais vezes!

    ResponderExcluir