.

.

..............................Conecte-se com o Mandala.........................

A italiana Estrada do Sol vira fonte de energia

Não sei se no Brasil existem essas megas pontes que a gente vê no exterior, mas se tiver alguma desativada, essa idéia surgida no Concurso New Italian Blood, na Itália, pode ajudar o país na geração de energia limpa.

O projeto consiste na transformação de uma ponte que atualmente está desativada (a famosa Estrada do Sol), em uma super geradora de energia eólica e solar. Isso será feito através da instalação de uma estrutura de sustentação à ponte, coinstituída de 26 turbinas eólicas que produzirão, junto dos 22 km de pista que serão revestidos com painéis solares, cerca de 40 milhões de KW/h por ano.

Foto: Microsoft

A grande sacada da idéia é utilizar uma construção já existente e que está exposta à luz solar e aos ventos, 24hs por dia. Francesco Colarossi, Giovanna Saracino e Luisa Saracino são os autores da idéia que ganhou o nome de Solar Wind. A eletricidade gerada será encaminhada pra cerca de 15 mil famílias da região.

Outra idéia surgida no concurso, foi transformar a ponte em um condomínio com intenso contato com a natureza, já que a paisagem da fonte é cinematográfica. A ideia do escritório de arquitetura canadense Ja StudioInc, foi reutilizar a estrada como acesso e criar rampas secundárias para levar os moradores até suas casas, construídas com tecnologias verdes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário