Que as sacolas plásticas danificam o meio ambiente, não é mistério pra ninguém. Mas você tem idéia da dimensão dessa degradação? A Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC) e o Ministério do Meio Ambiente, divulgaram, no alge da Camapanha "Saco é um Saco", que prega a redução e eliminação do uso das sacolinhas, os seguintes dados:
Mais de 100 mil animais são mortos, todos os anos, por causa das sacolas.
Imagine você que, 33 milhões de sacolas plásticas são gastas por dia só no Brasil e no mês o número é de 1 bilhão. Anualmente 12 bilhões de sacolas são utilizadas no Brasil.
Segundo o site Reusable Bags, estima-se que são consumidas de 500 bilhões a um trilhão de sacolas plásticas por ano pelo mundo.
Para produzir 1 tonelada (1000 kg) de sacolas gastam-se 11 barris de petróleo.
Estima-se que mais de 3% das sacolas descartadas tornam-se lixo flutuante, ou seja, poluem as águas. E quando isso acontece, são levadas mar a fora, onde são confundidas com algas por alguns animais marinhos, como tartarugas e baleias que a engolem. No interior desses animais, as sacolas, destróem seus sistemnas digestivos.
Sacos no mar prejudicam a fauna |
Mesmo quando descartadas em aterros e lixões, elas são responsáveis por diversos problemas como, impermeabilização do solo (impede a absorção de água pelo solo), retenção de resíduos sólidos (o que os impede de se decompor) e líquidos (água parada causa dengue).
Demoram de 5 a 1000 anos para se decompor e durante esse processo libera CH4.
Apenas, 1% das sacolas são recicladas.
Poluição por sacolas plásticas |
Como já dito antes, carregar as compras em caixas, carrinhos de feira ou sacolas ecológicas (ecobags) e sempre usar a capacidade total das sacolas (geralmente 6 kg). O os famosos 3Rs (agoara já são 4Rs) também ajudam nessa tarefa: reduzir, reutilizar, reciclar e se possível, recusar.
No descarte de lixo, procure levá-lo até os depósitos de recicláveis e trazer de volta o recipiente usado pra levá-los e reutilize-o, outra opção, seria usar caixas de papel (que poluem bem menos), se ainda assim você precisar usar o saco, dê preferência ao saco de lixo, que é reciclado. Melhor ainda é despejar o lixo orgânico em uma composteira comunitária ou individual. Fazer uma é fácil, basta terra e minhocas.
O site Ciclo Vivo ainda dá outra dica, fazer um saquinho com jornal pra descartar o seu lixo. Segue o vídeo pra você aprender.
Sempre pensando no meio ambiente, o Mandala faz a reciclagem de todo o seu lixo orgânico que vira adubo para as plantações dos legumes e verduras usados na praparação de seus pratos. Desse modo, contribui para a diminuição do volume do lixo produzido, sem falar que, todo o lixo reciclável é levado para a coleta seletiva. Para ratificar seu compromisso com a sustentabilidade e com o intutito de influenciar seus clientes na diminuição do consumo de sacos plásticos, o blog do Mandala adere à Campanha "Saco é um Saco". A campanha, do Ministério do Meio Ambiente, evitou o consumo de mais de cinco bilhões de sacolas plásticas. Na lateral do blog é possível visualizar o logo da campanha que redirecionará o leitor ao blog da mesma. Lá, é possível encontrar informações, notícias e todo o material de campanha.
Agora você já sabe o mal causado pelas sacolas plásticas e alternativas para o seu dia-dia, vai diminuir o consumo das mesmas ou baní-las da sua vida? Comente! Sua opnião é a razão de ser deste blog.
Com informações do Ciclo Vivo, Reusable Bags e blog da Campanha Saco é um Saco.
Leia mais posts sobre meio ambiente aqui.
Com informações do Ciclo Vivo, Reusable Bags e blog da Campanha Saco é um Saco.
Leia mais posts sobre meio ambiente aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário