.

.

..............................Conecte-se com o Mandala.........................

As cidades mais ecológicas do mundo 1

O site Grist fez uma lista com as cidades mais verdes do mundo. Essas cidades não chegam aos pés das cidades conceito, mostradas anteriormente aqui no blog (clique aqui e aqui pra ler), mas fazem o que podem pra aplicar conceitos mais ecológicos ao seu dia-dia. Vamos a elas?

1. Reykjavik, Islândia: ônibus movidos a hidrogênio e energia elétrica integralmente produzida a partir de recursos geotérmicos e hidroelétricos. A meta é que a cidade, em 2050, não utilize mais qualquer combustível fóssil.

Foto: blogdicasdeviagem


2. Portland, Oregon, U.S.: Portland é a primeira cidade americana a ter um planejamento claro no sentido de transformá-la em mais verde, literalmente, hoje ela têm cerca de 37.300 ha de áreas verdes. A aprovação de uma lei para reduzir as emissões de CO2 é a maior prova disso. A cidade tem ainda, incentivado a adequação ecológica de seus edifícios, no sentido de gastar menos energia. Além disso, o sistema de transportes da cidade é composto por linhas de trem eletrificadas, ônibus e ciclovias (119 km de trilhas para corrida ou ciclismo) que ajudam a manter os carros fora das ruas.

Foto: destination360
3. Curitiba, Paraná, Brasil: é a única cidade brasileira da lista e deve isso a seu sistema de transportes (um dos melhores do mundo com 3/4 dos habitantes usando o transporte público) e seus parques municipais (cerca 53 m² de área verde por habitante). 


4. Malmö, Suécia: suas áreas verdes e parques são gigantescos e ela vêm aumentando o potencial auto-sustentável com o objetivo de fazer uma cidade ecológica (ekostaden), com isso, projetos inovadores e estão sendo implantados na cidade.

Foto: theurbanearth
5. Vancouver, British Columbia, Canada: 90% de sua energia vem de recursos renováveis, principalmente de hidroelétricas, mas a cidade quer diversificar sua matriz energética com a inclusão de energia eólica, solar, e das ondas do mar. A área metropolitana tem 200 parques. A cidade tem também um plano para um período de 100 anos que garanta sustentabilidade.

Foto: aace
6. Copenhague, Dinamarca: sede da COP, há pouco tempo,  ganhou o prêmio "Melhor Gestão Ambiental Européia" em 2007, por ter seus cursos d’água sem poluição e por estar implementando um plano ambiental de longo prazo. 

Foto: pacoteturismo
7. Londres, Inglaterra: pode-se considerar que a Inglaterra criou um verdadeiro bombardeio contra a degradação ambiental. O primeiro passo foi a criação do "Plano de Ação da Mudança Climática" em fevereiro de 2007. O plano prevê que 25% da energia elétrica será gerada localmente, que o uso de recursos naturais seja mais eficiente, que a emissão de CO2 seja diminuida em 60% nos próximos 20 anos e concedeu incentivos aos moradores que usem de forma eficiente a energia residêncial. A cidade também criou taxas pesadas para as pessoas que circulam com automóveis particulares, o que diminuiu o congestionamento na área central da cidade e em conseqüencia, a emissão de gases do efeito estufa. Na outra ponta,  concedeu descontos a veículos movidos a energia elétrica ou híbridos.

Foto: astrodestino
8. San Francisco, California, U.S.: 100 milhões de dólares  financiam, desde 2001, diversas ações para tornar o uso de energia mais sustentável. Destacam-se iniciativas como, o uso de energia eólica em edifícios públicos e comunitários, o aquecimento por energia solar e a retirada total de sacolas e brinquedos plásticos do mercado. Aproximadamente metade dos moradores usam transporte público, caminham ou usam bicicletas em detrimento dos automóveis particulares, tudo isso em contato com a natureza, já que, 17% do seu território é composto por por parques e áreas verdes. São Francisco também liderou a criação de edifícios “verdes”, com mais de 70 patentes de projetos registradas. 

Foto: oceanleadership
Com informações do blog The Urban Earth e Grist.org.

Semana que vem vamos falar sobre as sete cidades restantes e que compõe essa lista. Até lá!

Leia mais posts sobre sustentabilidade aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário