.

.

..............................Conecte-se com o Mandala.........................

Dongtan, Masdar e Ecovilas

No post passado falamos sobre as idéias inovadoras do design Mitchell Joachim que progetou uma cidade 100% sustentável, mas, afinal, quais projetos estão sendo colocados em prática hoje? 

A ilha de Chongming abriga as construções da cidade de Dongtan que leva o título de primeira cidade sustentável do mundo e que espera receber, até 2050, 500.000 habitantes. Com 86 quilômetros quadrados (área semelhante à de Manhattan em NY), a cidade ganhou esse título por investir em iniciativas que visam, por exemplo, a eliminação de gases do efeito estufa através do uso de bicicletas, lambretas e carros movidos a bateria e hidrogênio como única forma de transporte.



Assim como na cidade verde, do post anterior, as residências serão construídas muito próximas dos centros comerciais, aqui, uma caminhada de sete minutos será suficiente para fazer as compras ou resolver qualquer tipo de problema. Além disso, as construções serão feitas de forma a aproveitar a luz solar ao máximo. Eletrecidade? Só de fontes limpas e renováveis, estão na conta, a heólica, biogás e biomassa (da casca de arroz). Lixões também não farão parte da paisagem, 80% do lixo produzido será reciclado e reaproveitado na própria cidade.

Os Emirados Árabes também entraram no clima verde e decidiram pela construção de uma cidade similar. Localizada na região desértica de Abu Dhabi e nomeada de Masdar, ela será livre de qualquer liberação de CO2, abastecida com energias 100% renováveis e capacidade de abrigar até 50 mil habitantes.


O Brasil não fica de fora das iniciativas, apesar de mais tímidas, elas existem. A principal são as ecovilas, uma das primeiras a surgir por aqui, está localizada em Pirenópolis (GO) e abriga 30 pessoas. As vilas são pensadas de forma a deixar a comunidade o mais em contato com a natureza possível. As casas são construídas com materiais naturais e captam o máximo possível da luz solar e das águas da chuva. Segundo a Wikipedia, "toda água adquirida de chuvas pode ser filtrada por meio de biofiltros hidropônicos de aguapé, carvão, areia e brita. Ou então por meio de leitos filtrantes com areia e taboa ou lirio do mato." No banheiro, nada de água na privada, mas serragem. O sol, o tempo e as serragens fazem a decomposição do  material.

Casa de uma ecovila. Foto: reciclato
O lixo produzido pela comunidade é quase 100% reciclado e as pessoas plantam, na própria vila, tudo o que vão comer. Além de cuidar do meio ambiente evitando o transporte dos alimentos a produção natural, ou seja, de orgânicos não utiliza agrotóxico ou fertilizantes. A energia utilizada pelas vilas é captada por painéis solares durante o dia, os dejetos podem também virar biogás, pra completar a energia eólica e o já abandonado moinho d´água se fazem presentes. 

Mas quais cidades "normais" são consideradas as mais verdes no mundo? No próximo post a gente conta!

Com informações do Yahoo! e Wikipedia.

Leia mais postagens de meio ambiente clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário