.

.

..............................Conecte-se com o Mandala.........................

Eles não produzem lixo

Viver de maneira sustentável é um desafio pra humanidade nos próximos anos. Para muitas pessoas isso parece impossível, mudar hábitos, reduzir o conforto e comprar só o necessário não tem a menor chance de dar certo. No entanto, muitas famílias tem feito das tripas o coração para conseguir essa proeza e têm dado exemplo muito exemplo por aí, mostrando para o mundo inteiro que ter uma vida mais verde é mais que possível.

A família Strauss, da Inglaterra, fez uma proposta ao mundo, em dezembro 2009: ficar um ano inteiro sem produzir uma grama de lixo. Impossível? Quase. Em dezembro de 2010, pai, mãe e filha apresentaram os resultados: um saco de lixo. Já imaginou? Quantos sacos de lixo você produz todos os dias aí na sua casa?

Família Strauss. Foto: Paul Groom

Além da mínima quantidade de lixo, ele não continha quase nada. Lá dentro havia brinquedos quebrados da filha, lâminas de barbear, canetas e negativos de fotografia. Mas como isso foi possível? A família ao invés de comprar tudo o que consumia, passou a produzir. Verduras e legumes eram cultivados no próprio quintal e os restos viraram adubo usado na própria plantação, um cilco virtuoso.

Quando iam ao supermercado escolhiam apenas produtos cujas embalagens eram recicláveis e quando podiam levavam seus próprios recipientes, como no açougue, por exemplo. Além disso, eles decidiram reduzir não só o lixo, mas também o consumo de energia. Instalaram painéis solares e baterias recarregáveis por toda a casa.

Só para se ter uma idéia, a média de produção de lixo por família britânica é de 750 kg por ano. Os Strauss não produziram nem 1 kg. Se você também quer fazer algo parecido, siga algumas dicas que demos nestes dois posts - aqui e aqui. Abaixo seguem dois vídeos (em inglês) da família e também o link para o site que eles criaram com dicas de como reduzir o lixo. O site apelidado de "My Zero Waste" (desperdício zero) tem mais de 70 mil acessos por dia.




http://myzerowaste.com/

Semana que vem traremos a história de mais uma família. Até lá!

Com informações de My Zero Waste, Planeta Sustentável e Eco Cidades.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário