.

.

..............................Conecte-se com o Mandala.........................

Sustentabilidade no dia - dia

A sustentabilidade muitas vezes parece um conceito restrito às empresas, mas a verdade é que todos nós podemos e devemos aplicar práticas sustentáveis no nosso dia-dia. É aquele velha história, se cada um fizer sua parte teremos um mundo melhor. Separamos algumas dicas de diversos sites de como tomar atitudes simples para se tornar mais verde.

1. Economize papel: aproveite o verso das folhas de papel, procure aquele caderno velho com algumas folhas em branco ou siplesmente use uma folha reciclada. O site Ciclo Vivo dá a notícia ruim: cerca de 24% das folhas de papel usadas todos os dias no trabalho vão parar no lixo e nunca mais são aproveitadas. Isso nos leva a mais um item.

2.Separe seu lixo: isso contribui para a reciclagem das folhas de papel e qualquer outro material. Se perto de você não houver um posto de coleta, apenas separe o lixo. Hoje, praticamente em todo lugar existe um catador que procura o que reciclar durante a noite.

3.Reutilize produtos e embalagens: mas se antes de jogar fora, você achar que "aquilo" ainda tem utilidade, não jogue. Use a criatividade: diminua seu lixo e economize.

4.Apague a luz e os eletrodomésticos: saiu do cômodo? Apague a luz, desligue a tv ou o rádio. Sabia que o protetor de tela do computador não economiza energia nenhuma? Ou que o simples ato de uma tomada estar plugada é suficiente pra "puxar" energia? Tente aproveitar ao máximo a luz natural e use sempre lâmpadas fluorescentes.

5.Economize água: nem precisa falar da importância disso, né? A quantidade de água doce, bem como, sua qualidade está diminuindo ao longo do tempo, saiba mais aqui.

6.Caminhe: além de fazer bem à saúde, faz bem ao meio ambiente e ao seu bolso. Pra quê gastar gasolina indo até a padaria de carro? 

7.Recicle os cartuchos de tinta da sua impressora: as informações são do site Ciclo Vivo - Na França são utilizados mais de 40 milhões de cartuchos de impressora todos os anos. Somente 15% são reciclados, gerando 60.000 toneladas de resíduos não degradáveis. A taxa de cartuchos reciclados corresponde apenas a 55% nos EUA e a 35% na Alemanha. 

8. Planeje suas compras: verificue o que realmente você precisa comprar, faça uma lista. Não seja impulsivo na hora de comprar, você corre o risco de comprar coisas que nunca vai usar. Seja consciente e dessa forma...

9.Consume apenas o necessário: claro que ninguém é de ferro e às vezes a gente quer comprar uma porcaria. Mas se controle, muitas você não precisa de metade do carrinho de compras.

10.Dê prefência às empresas responsáveis: pode sair um pouco mais caro, mas essas empresas fornecem seus produtos pensando na sua qualidade de vida e não apenas em lucro. Dando preferência a elas você está obrigando as outras empresas a também tomarem medidas responsáveis. O percentual de pessoas que se preocupam com isso representam apenas 5% de uma pesquisa recente, número equivalente a 500 mil consumidores.

11.Não compre produtos piratas/roubados: o site akatu diz - Compre sempre do comércio legalizado e, dessa forma, contribua para gerar empregos estáveis e para combater o crime organizado e a violência.

12.Consuma menos carne: segundo o site agrisustentavel - A pecuéria bovina é a maior responsável pelo desmatamento no Brasil. Além disso, a produção de suínos e aves consome grande parte da produçãode grãos, o que pressiona as florestas. A suinocultura também é responsável pela contaminação de rios, lagos e represas. Sem falar que os gases do gado são grandes responsáveis pelo aquecimento global.

13.Cultive áreas verdes: plante uma árvore, cuide do seu jardim, molhe as plantas da sua rua. Adote o verde.

14.Cobre seus direitos: o akatu diz - Exija de partidos, candidatos e governantes propostas e ações que viabilizem e aprofundem a prática do consumo consciente. E o agrisustentável completa: A solução para problemas ambientais quase sempre depende de políticas públicas, como transporte urbano,saneamento básico ou leis que obriguem fornecedores a dar um destino para produtos e embalagens. è importante se informar e participar de campanhas.ONGs especializadas e associações d bairro costumam ajudar nessas horas.

15.Espalhe: espalhe suas boas práticas, construa um blog, fale com os amigos, conte pra família, discuta boas práticas com seus colegas de trabalho e vizinhos.

E você quais outras práticas sustentáveis pratica no seu dia? Fale pra gente e comece a espalhar!

Com informações dos sites: Ciclo Vivo, Instituto Akatu, agrisustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário