Pesquisar este blog

Carregando...

.

.

..............................Conecte-se com o Mandala.........................

Tomate e Saúde

O tomate é um item muito apreciado entre os brasileiros, seja pra compor uma boa salada, seja pra preparar um delicioso molho. Mas você sabe quais benefícios essa fruta, sim fruta, tráz à sua saúde? Então descubra agora.

São muitas as teorias sobre os primeiros tomates, alguns encontram uma relação íntima entre a fruta e o povo Inca, outros acham que ela é originária do México. Certo mesmo, é que ela veio do nosso quintal, das Américas Central e do Sul, e só depois foi parar no velho mundo. Lá, o tomate era tido como venenoso e ninguém ousava comê-lo, mesmo nos EUA a fruta era tida como mortal. Com o tempo a superstição foi posta de lado e o tomate habitou o reino dos molhos e saladas.

Foto: Blogspot

O vermelhinho é rico em vitaminas A, B e C, sais minerais, ferro e potássio. Desse modo, auxilia na proteção aos músculos, na regulção da quantidade de água no organismo e timidamente, no comabete à anemia. Combate gota, reumatismo, astenia e prisão de ventre. O tomate é muito recomendado pra quem gosta de regime, 100g fornecem apenas 21 calorias.

Mas o principal diferencial do tomate é a grande quantidade de licopeno. Segundo Joseph Levy e Yoav Sharoni, ambos PHDs, acredita-se que o licopeno pode ser benéfico em patologias como câncer, doenças coronarianas, e outras condições crônicas. Por esse motivo, recentes pesquisas da Universidade de Harvard mostraram que o consumo regular de tomate diminui o risco de câncer de próstata. O licopeno é o carotenóide responsável pela pigmentação vermelha da fruta e tem uma enorme ação antioxidante no organismo. 

Como já dissemos em um post anterior (clique aqui pra ler) os antioxidantes são responsáveis pela neutralização das susbstâncias que se oxidam e se transformam nos radicais livres, estes têm uma ação danosa ao nosso organismo, semelhante a uma toxina, são responsáveis por processos degenerativos como o câncer, osteoporose e envelhecimento. Especialistas indicam um consumo de tomates, pelo menos, três vezes por semana e de preferência cozidos. No cozimento a quantidade de licopeno parece aumentar.

Salada Mandala, uma delícia
O tomate faz parte de todos os pratos do Mandala, seja cru na salada, ou cozido nos deliciosos espaguetes do Mandala. Cuide da sua saúde e do seu paladar no Restaurante Mandala, todo dia uma novidade, clique aqui e veja nosso cardápio fixo. Clique aqui pra descobrir como nossos alimentos são preparados.

Com informações da Revista Viva Saúde, Brasil EscolaAmerican Botanical Council, Copacabana Runners e Saúde na Internet.


Leia mais postagens do nosso blog sobre alimentação saudável. Clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário