.

.

..............................Conecte-se com o Mandala.........................

Vitamina A e o envelhecimento

Continuando os posts sobre os nutrientes necessários para o nosso organismo através da alimentação, falaremos hoje das vitaminas. As vitaminas, apesar de serem fabricadas pelo nosso organismo, precisam ser repostas através da alimentação. Segundo o site ABC da Saúde, a palavra vitamina significa elementos nutritivos formados por compostos nitrogenados (AMINAS) essenciais para a vida (VITA). Tanto a falta de vitaminas (avitaminose) como o excesso de vitaminas (hipovitaminose) provocam doenças no organismo afetado. 

As vitaminas são classificadas em duas categorias diferentes: as hidrossolúveis e as lipossolúveis. As primeiras são solúveis em água, as últimas solúveis em óleo. Começaremos falando das vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K), mais especificamente da vitamina A, descubra como ela pode ajudar você a envelhecer mais devagar.

Descubra como a vitamina A ajuda a retardar o envelhecimento

Vitamina A: está relacionada com a produção de muco, proteção da visão, processos imunológicos, reprodução, crescimento e desenvolvimento ósseo, do tecido epitelial, cabelos e unhas. Segundo o site ABC da Saúde, a vitamina A tem função antioxidante e fixa-se aos radicais-livres que estão relacionados a problemas como arterioesclerose, catarata, tumores, doenças da pele e doenças reumáticas.

A vitamina a também está relacionada a questões estéticas exatamente por eliminar os radicais livres. Os radicais livres têm uma ação danosa ao nosso organismo, semelhante a uma toxina, são responsáveis por processos degenerativos como o câncer, osteoporose e envelhecimento. Não há como se livrar dos radicais livres, afinal, ele está presente em 5% do ar que respiramos. Alimentos com agrotóxico, estresse, cigarro, álcool, radiação, poluição e outros processos são produtores de radicais livres. Segundo o site Mundo Vestibular, "Os efeitos lesivos provocados pelos radicais livres ocorrem nos lipídios, nas proteínas, nos carboidratos, nos ácidos nucléicos e nas lipoproteínas."

O ar que respiramos envelhece
A vitamina A possui antioxidantes que são responsáveis pela neutralização das susbstâncias que se oxidam e se transformam nos radicais livres. Segundo o site Beleza e Saúde, os antioxidantes moderam a formação dos radicais livres, mas não bloqueiam, ou seja, impedir que os radicais livres atuem no organismo por completo é impossível, até porque, eles têm algumas funções necessárias, estando relacionados aos processos de imunidade, coagulação sanguínea e cicatrização. Ainda segundo o site, "uma alimentação rica em vegetais é a melhor opção para se proteger dos radicais livres, diminuindo assim o risco de várias doenças e evitando o envelhecimento precoce."

Vegetais protegem o corpo dos radicais livres
Exatamente por ter essas propriedades, a vitamina A costuma ser um ingrediente fundamental nos cremes anti-envelhecimento. Segundo o site Dra. Shirley de Campos, alguns trabalhos cinetíficos comprovaram a capacidade que o retinol tem de suavisar os efeitos danosos de exposição ao sol, mais conhecido como fotoenvelhecimento. Uma outra pesquisa da Universidade de Michigan comprovou que o uso prolongado da substância, melhora aparência da pele protegendo-a contra feridas e ulceraçoes decorrentes do avanço da idade. A pesquisa comprovou também, que as pessoas que aplicaram o retinol na pele atenuaram as rugas e mais que duplicaram a produção de colágeno (fibra responsável pela elasticidade da pele e que ao longo dos anos vai deixando de existir) no local, além disso a pele se apresentou mais hidratada que as demais que não fizeram uso da substância. Ainda segundo o site, a Anvisa limita a 0,3% a concentração da substância em cosméticos vendidos nas farmácias brasileiras. 

A vitamina A pode ser encontrada em alimentos de origem animal e em vegetais verde-escuros, e frutas ou legumes amarelo-alaranjado.
Legumes amarelo-alaranjados como a cenoura são ricos em vitamina A
Uma dieta baseada em alimentos naturais e sem conservantes, como a do Mandala, é essencial para você obter todos os nutrientes de que necessita. Além de preparar nossas refeições com os melhores ingredientes, todos eles são cozidos no vapor de forma a manter todas as suas vitaminas e minerais praticamente intactas e com mais sabor. Cuide da sua saúde, almoce no Mandala. Conheça a origem dos nossos alimentos clicando aqui e saiba como eles são preparados clicando aqui.

Salada Mandala. Foto: Leo Fontes

Semana que vêm falaremos das vitaminas D, E e K.

Nenhum comentário:

Postar um comentário