.

.

..............................Conecte-se com o Mandala.........................

PIB e poluição

Semana passada a Revista Época apresentou um infográfico muito interessante traçando um paralelo entre aumento do PIB e aumento das emissões de CO2 através de dados do Banco Mundial e da ONU. E o resultado encontrado não foi redundante. 

A grande excessão foi a Suécia que conseguiu aumentar seu PIB sem aumentar a poluição. E se comparada com a China a análise é ainda mais surpreendente. A China tem uma renda per capita seis vezes menor que a da Suécia e ainda assim polui muito mais. No infográfico é impossível não perceber o incrível crescimento Chinês relativo à poluição, foi o que mais emitiu gases poluentes no intervalo de tempo considerado.

Nuvem de poluição na China, crescimento com poluição. Foto: alfaconnection.net


Dentre os países desenvolvidos é notável o nível elevado de poluição dos EUA que não parece mostrar sinais de redução tão cedo. E não é preciso ser nenhum especialista pra saber disso, as posições pouco ecológicas do governo são muito claras pra todo mundo. É uma pena, que um país como EUA, não tenha ainda pensado em políticas de redução das emissões poluentes.   

A Alemanha, ainda no grupo dos desenvolvidos, conseguiu reduzir suas emições de CO2 e manter o crescimento do PIB ao mesmo tempo, mais um na lista pra provar que é possível aliar desenvolvimento e proteção ambiental através de políticas de sustentabilidade. Dentre os países em desenvolvimento, o Brasil mostrou um crescimento econômico gigantesco de 1980 até 2009 e manteve a emissão de CO2 controlada. O pequeno problema é que o infográfico não leva em conta o maior emissor desses gases no nosso país, o desmatamento da Amazônia, então...

O infográfico ainda elenca os maiores poluidores do mundo em 2009:

1º  China
2º  EUA
3º  índia
4º  Rússia
5º  Japão
6º  Alemanha
7º  Canadá
8º  Coréia do Sul
9º  Irã
10º Reino Unido

Confira o infográfico, aqui.

Semana que vem voltamos com mais notícias sobre o meio ambiente, se quiser ler outras postagens com esse tema, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário