Para provar que os carros movidos com energia limpa são tão velozes quanto os tradicionais, Louis Palmer, professor suíço, criou uma competição entre carros elétricos da Austrália, Alemanha e Suíça. Inicialmente prevista para durar 80 dias, a corrida percorreu cerca de 27 mil quilômetros e foi apelidada de "Zero Race".
Menbros do Trev desembarcam na sede da ONU. Foto: AFP |
Com emissão zero de CO2, a maratona durou nada menos que 188 dias e terminou sexta-feira passada (25/02) em Genebra, Suíça. A competição teve apoio das Nações Unidas e aconteceu tanto por terra quanto por mar. Os carros envolvidos na disputa foram: um triciclo australiano chamado Trev, uma scooter alemã e a motocicleta suíça Monotracer.
A maratona foi marcada por paradas para recarregar as baterias que tem autonomia média de 250 quilômetros. OutRas paradas foram estratégicas, sempre em eventos sobre o clima, como em Cancum no México e na cúpula da ONU sobre o clima. Europa, Rússia, China, Canadá, Estados Unidos, Marrocos e Espanha fizeram parte do percurso seguido pelos automóveis.
O professor idealizador da corrida ficou conhecido por ter dado a volta ao mundo em 18 meses em um táxi que funcionava com energia solar, há dois anos.
Os automóveis da "Zero Race". Foto: AFP |
Nenhum comentário:
Postar um comentário