.

.

..............................Conecte-se com o Mandala.........................

Consumo sustentável

No final do ano passado o Instituto Akatu e o Instituto Ethos apresentaram os resultados de uma mega pesquisa com os consumidores brasileiros. Entitulada de "O Consumidor Brasileiro e a Sustentabilidade: Atitudes e Comportamentos frente o Consumo Consciente, Percepções e Expectativas sobre a RSE – Pesquisa 2010" ela mensurou o comportamento desses consumidores frente à questão da sustentabilidade. A pesquisa ouviu 800 pessoas de ambos os sexos, todas as classes econômicas e diferentes regiões metropolitanas, entre elas Belo Horizonte.

Infelizmente o cenário descoberto pela pesquisa não é dos melhores. Metade do grupo pesquisado não tem  nenhum tipo de consciência no momento de realizar suas compras e não apresentam nenhuma relação com conceitos importantes como, ecologia, meio ambiente, sustentabilidade ou responsabilidade social. Além desses 50%, outros 16%, se dizem interessados nos assuntos, mas nada fazem a cerca disso. Desse modo, pode-se dizer que 60% dos entrevistados não debatem esses temas. E o que é mais preocupante: 56% dos entrevistados nunca ouviram falar em sustentabilidade.

Dentre os que ouviram falar, a grande maioria não sabe o que quer dizer (21%) e 19% definiram o termo de forma incorreta como, "ter renda pra sustentar a família" ou "sustentar-se". Quando o tema é responsabilidade social empresarial, o resultado é ainda pior, apenas 16% afirmam buscar informações sobre isso e a grande maioria dos que buscam essas informações não confiam que elas correspondem com a realidade (44%). E as empresas que não passam confiança aos consumidores são descartadas por eles.

A pesquisa conclui que as empresas precisam não só ganhar clientes, mas fazer esses clientes mais conscientes. Destaca-se o aumento da renda e consumo da classe média que muitas vezes têm menos acesso a informações desse nível do que as pessoas de classes mais altas. Dessa forma, é preciso focar nesse grupo, para a divulgação desses conceitos de forma a mostrar como eles são importantes pra cada um e pro futuro de todos. Mas não apenas explicitá-los, e sim, realizá-los constantemente através de ações que façam das empresas exemplos vivos para os seus consumidores.


O Mandala, você já sabe, tem a sustentabilidade como sua principal política. Seja através da divulgação de temas a esse respeito através deste blog e das redes sociais das quais faz parte, ou através de ações concistentes como a transformação do resíduo orgânico do Mandala (cascas, folhas etc) em adubo que auxilia no crescimento dos legumes e verduras que são servidos todos os dias. Ou nosso forno combinado que além de preparar os alimentos de uma forma mais saudável, é responsável por economizar espaço físico, gás e água, mantendo o padrão de sustentabilidade do restaurante.

E o Mandala quer saber se nossos clientes se preocupam com a sustentabilidade e com a resposnsabilidade social empresarial e se essas ações afetam na hora de escolher uma ou outra empresa. Responda nossa pesquisa, pois sua opnião é importante pra nós!

Leia a pesquisa na íntegra, clicando aqui.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário