.

.

..............................Conecte-se com o Mandala.........................

Banana e Saúde

A partir de hoje entramos em uma nova fase de postagens sobre alimentação saudável aqui no blog, vamos falar entre outras coisas dos benefícios que alguns alimentos trazem pra nossa saúde. É importante e extremamente interessante saber essas informações, para que você possa escolher exatamente o que comer de acordo com as propriedades que seu corpo precisa. Sempre como introdução vamos contar um pouquinho da história do referido alimento.

O alimento escolhido de hoje é a banana. Segundo a revista Aventuras na História, as primeiras fazendas de banana eram localizadas no território que hoje vai da Índia à Austrália. A chegada das bananas na América não é muito clara, algumas versões dizem que ela chegou junto com os europeus e Cristóvão Colombo, no século XV. Mas outros acreditam que ela poderia já existir nas ilhas americanas trazidas por polinésios há algum tempo atrás. A revista revela ainda uma curiosidade, existem indícios de que Adão e Eva não teriam comido uma maçã e sim, uma banana, eis o verdadeiro fruto proibido.


A banana é extremamente rica em potássio, uma banana média de 115g fornece um terço das necessidades diárias desse mineral, segundo o Jornal Saúde. A banana também é rica em carboidratos e por isso é alvo dos atletas, ela fortalece os músculos e proporciona energia pra aguentar o tranco. Segundo o dr. João Olyntho, do Comitê Olímpico Brasileiro, a banana por ter grandes quantidades de potássio alivia as cãibras e, por isso, a recomenda aos esportistas.

O excesso de potássio ainda reserva à banana uma propriedade particular, proteger o coração. Ela reduz o risco de derrame e de doenças decorrentes da pressão alta. Esse poder da banana foi comprovado por um estudo realizado pela Sociedade Americana de Hipertensão que passou a recomendar a ingestão de potássio como forma de reduzir a pressão, isso aliado à redução do consumo de sal parece ser a chave pra encontrar o equlíbrio da pressão arterial.

Ao contrário do muitos pensam, a banana não engorda, apesar de ser grande fonte de energia. A fruta possui apenas 90 calorias e muita fibra, que segundo o site Viaki, sacia rapidamente o apetite e ainda diminui os níveis de colesterol.   Vitamina B6 e vitamina C também fazem parte dela. A banana ainda é muito usada pra enriquecer o leite materno e facilitar o funcionamento dos rins, mantendo o corpo hidratado.

Só uma fruta tem mais potássio que a banana, o abacate, por isso ele será nosso alvo da semana que vêm. Antes ir embora, se você gostou das propriedades da banana, porque não experimenta uma deliciosa torta do Mandala? Dúvido que você vai resistir. A Bruna Bauer, editora dos sites de ELLE, ESTILO, MANEQUIM, NOIVA e MODASPOT, falou em seu blog "Prato do Dia" sobre ela, clique aqui e leia e depois vem provar um pedacinho!

Torta de Banana do Mandala
Com informações do Jornal Saúde, Aventuras na HistóriaViaki.

Nenhum comentário:

Postar um comentário