.

.

..............................Conecte-se com o Mandala.........................

Vitaminas e suplementos vitamínicos

Nesta segunda-feira falaremos das demais vitaminas importantes ao nosso organismo (C, P e H) e encontradas nos alimentos, falaremos ainda de uma questão muito discutida: suplementos são necessários para repor essas vitaminas?

Vitamina C: também conhecida como ácido ascórbico, participa da formação de hormônios e colágeno, além de aumentar a absorção de ferro pelo intestino. Segundo o site ABC da Saúde, "o efeito preventivo ou curador de doenças virais, como gripe; a prevenção de câncer. redução do risco de doença cardíaca e catarata e o aumento das defesas orgânicas, são benefícios não comprovados como sendo efeitos terapêuticos da vitamina C."

Laranja, a mais tradicional fonte de vitamina C. Foto: Microsoft.com


Frutas cítricas, verduras, tomate, cebola e pimentão são boas fontes de vitamina c.

Vitamina P: fortalece a parede dos vasos sangúineos e pode ser ingerida através de legumes e verduras.

Vitamina H: auxilia na produção de ácidos nucléicos, aminoácidos e glicogênio. Parece fazer parte do crescimento de várias bactérias, plantas e protozoários. Gema de ovo, legumes e verduras são ricos em vitamina H.

E os suplementos vitamínicos?

Vendidos nas farmácias como um potinho mágico com todas as vitaminas necessárias a uma boa saúde, os suplementos vitamínicos foram largamente usados há alguns anos atráz e em seguida taxados de vilões, mas afinal, eles têm algum efeito no nosso organismo?


O médico cardiologista, Daniel Mangione, especialista do Hospital do Coração, diz que, junto com as vitaminas de farmácia podem vir minerais como zinco, selênio, ferro e cálcio que são importantes para o organismo. O infectologista Paulo Olzon, chefe da disciplina Clínica Médica da UNIFESP, defende que elas são importantes em momentos de alto gasto das mesmas no organismo, como durante a prática de exercícios e do fumo. 

O problema é que o envelhecimento promove um saldo negativo dessas vitaminas no organismo e muitas vezes apenas os alimentos não são capazes de suprir essa demanda, assim, os suplementos podem ser usados. Desse modo, as vitaminas industrializadas não são ruins, mas devem ser usadas quando necessárias. E quem define isso? O médico.

Com informações do ABC da Saúde e CBN.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário