.

.

..............................Conecte-se com o Mandala.........................

Epicuro de Samos, Sêneca e Henry Thoreau

Se o Movimento Slow é hoje uma nova tendência, as idéias que formam sua base já eram conhecidas há muito tempo por importantes filósofos e pensadores. Vamos conhecer quem são eles e o quê eles pregavam.

Epicuro de Samos, era um filósofo grego à frente de seu tempo (viveu de 341 a.C. até -270 a.C.) propondo uma vida de prazer como a chave da felicidade. Não o prazer imediato que era ligado ao materialismo e ao consumismo e que deveria ser evitado. Esses prazeres eram chamados por ele de frívolos. Os desejos frívolos não são naturais e nem necessários, como a ambição, a riqueza e a glória. Os desejos naturais e necessários, esses sim, deveriam ser continuamente satisfeitos. Esses desejos eram comparados ao prazer da alma e se preservariam durante toda a vida.    

Epicuro de Samos. Foto: Wikipedia

Para ele, a liberdade e a paz só seriam alcançados se as pessoas renunciassem a todos os desejos possíveis, principalmente os sentimentos de emoção e paixão. O espírito deve ser mantido calmo e somente as necessidades básicas dever ser satisfeitas, como a nutrição, o sono e a reprodução. Entre os prazeres, Epicuro elege a amizade um dos mais importantes. Por isso, o convívio entre os estudiosos de sua doutrina era tão importante a ponto de viverem em uma comunidade, o "Jardim". Epicuro dizia, "a necessidade é um mal. Não existe, porém, a necessidade de viver com essa necessidade."

Sêneca, foi um dos mais célebres escritores e intelectuais do Império Romano, viveu entre 4 a.C. e 65 d.C. Apesar da grande riqueza, pregava que viver com simplicidade o tornava mais humano. Bebia apenas água e dormia em um colchão duro. Segundo ele, a renúncia aos bens materiais e a busca pela tranquilidade da alma são esenciais para o autoconhecimento e a contemplação. Apesar disso, ele dizia que um sábio não é obrigado a não acumular bens, desde que, essa acumulação de bens não se torna uma dependência para a felicidade. Ainda segundo ele, os sentimentos não deveriam ser evitados, mas superados. Dizia, "é válido procurarmos conhecer a que má e penosa servidão nos sujeitamos quando nos abandonamos ao poder alternado dos prazeres e das dores, esses dois amos tão caprichosos quanto tirânicos."

 Sêneca Foto: Peter Paul
Henry David Thoreau, foi um escritor americano (1817-1862) que já no século XXI criticava o consumo desenfreado de sua terra natal. Com apenas 27 anos desistiu da vida na cidade e foi morar por dois anos na Floresta de Walden, em Massachusetts, onde plantava batatas, produzia o próprio pão e usava a água de um riacho próximo ao terreno em que se instalara. Um de seus mais famosos livros, "Walden", prega que era preciso viver com simplicidade e em harmonia com a natureza. Outro livro famoso de Thoreau é "Desobediência Civil" uma defesa da desobediência civil individual como forma de oposição legítima frente a um estado injusto. A casa que construiu no lago Walden, hoje é um museu que possui uma estátua sua na entrada. A floresta em volta do lago virou área de preservação ambiental. Thoreau é considerado um dos precursosres do movimento ecológico atual.

Thoreau. Foto: Wikipedia
É possível perceber que esses três grandes pensadores conseguiram prever o que acontece atualmente: um consumo exagerado, desregrado e muitas vezes desnecessário que escraviza as pessoas, destrói o meio ambiente e não permite que muitos enxerguem que a felicidade está nas pequenas coisas, nos pequenos atos, no contato com a natureza, e que viver com simplicidade e sem correira pode trazer uma paz de espírito inimaginável. Com essas belas palavras e ensinamentos, daremos um tempinho neste assunto, mas sempre que houver qualquer notícia nova sobre o Movimento Slow ou o Slow Food, comentaremos aqui. Até a próxima!

Leia mais posts sobre o Movimento Slow aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário