.

.

..............................Conecte-se com o Mandala.........................

Vitaminas D, E e K

Continuando a falar das vitaminas lipossolúveis, aqui vão a vitamina D, E e K.

Vitamina D: suas principais funções são a absorção de cálcio e de fósforo e por isso atua na formação óssea. Tanto o excesso como a falta de vitamina D provocam alteração na formação dos ossos. Segundo o site EMEDIX, "D" é uma denominação genérica para outros compostos. Os mais importantes são o calciferol e o colecalciferol. 

A vitamina D está relacionada à formação óssea

Essa vitamina tem um meio diferente de ser incorporada ao nosso organismo: através do sol! Os raios ultravioleta da luz do sol, quando em contato com o 7-deidrocolesterol - um elemento presente na epiderme humana - produzem o colecalciferol. Desse modo, uma exposição solar moderada é extramente indicada para a produção dessa vitamina. Mas tome cuidado porque o excesso de sol, além de acelerar o envelhecimento, pode provocar câncer de pele. Os especialistas recomendam que a exposição ocorra no período de menor intensidade da luz solar, ou seja, na parte da manhã até as 10h e na parte da tarde depois das 16h. Mesmo nesses horários o uso de filtro solar é mais que recomendado, e não pense que em dias nublados você está livre dos raios solares. Eles conseguem ultrapassar o tempo fechado e atingir sua epiderme invisivelmente. Bebês de até 6 meses não devem tomar sol.

A vitamina D fica estocada no fígado e pode ser encontrada também em pequanas quantidades em alimentos animais, na gema do ovo e em vegetais ricos em óleo.

A gema de ovo é rica em vitamina D
Vitamina E: assim como a vitamina A, possui propriedades anti-oxidantes e previne as menbranas celulares contra diversos problemas. A vitamina E esteve muito tempo relacionada ao tratamento da impotência sexual, mas estudos recentes não conseguiram provar essa propriedade na vitamina, também chamada de tocoferol. Essses mesmos estudos mostram que ela atua no organismo contra o câncer, arteriosclerose, inflamações articulares e complicações da diabetes por bloquear as modificações oxidativas das liproteínas de baixa densidade.

A vitamina E pode ser encontrada em óleos vegetais, nozes e outras sementes.

Óleos vegetais são ricos em vitamina E e K
Vitamina K: a distribuição de vitamina K dentre os alimentos é muito grande de modo que, é quase impossível uma pessoa ter deficiência da mesma, além disso, ela é produzida naturalmente pelo nosso organismo através dos microorganismos existentes no intestino. A vitamina K auxilia na coagulação sanguínea, segundo o site ABC da Saúde age também na prevenção da osteoporose em idosos e mulheres depois da menopausa. Verduras em geral e fígado são ricas fontes de vitamina K.

Com informações do site ABC da Saúde e EMEDIX.

Um comentário: