A China vêm exercendo grandes esforços para se tornar um país mais verde e tirar seu nome do topo da lista dos maiores poluídores do mundo. Essa foi a impressão deixada no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suiça. Segundo o Blog do Instituto Ethos, "Christiana Figueres, presidente da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC) afirmou que a China está deixando todos os outros países do mundo para trás quando se fala em investimentos na área."
Foto: Lu Guang |
Essa impressão se dá por diversas medidas que o governo do país vêm tomando nos últimos tempos pra se tornar mais verde. Uma delas foi divulgada no início deste ano pelo Ministério de Proteção Ambiental e consiste em reduzir em 1,5% a quantidade de gases poluentes (dióxido de enxofre, nitrogênio amoniacal e monóxido de nitrogênio) emitidos pelo país em 2011, em relação a 2010. Para isso o país deve "bloquear projetos de construção que produzem resíduos em excesso e desenvovler tecnologias que minimizem ou inibam a emissão desses gases (criação de estações de reciclagem e tratamento de esgoto)", segundo o site Ciclo Vivo.
Foto: Lu Guang |
Foto: Lu Guang |
Foto: Lu Guang |
Quem parece ter gostado desses investimentos todos é o secretário-geral da ONU Ban Ki-moon que disse estar desgastado por tentar um acordo global para o clima e não conseguir. Parece que ele vai se espelhar na China e dar suporte a ações que visem aumentar esse tipo de investimento.
E por falar no Fórum Econômico Mundial, as questões relativas à sustentabilidade foram deixadas de lado pelos países reunidos e problemas como a turbulência egípcia e o atentado ao metrô russo foram considerados mais urgentes e importantes.
Susntentabilidade ficou em segundo plano no fórum Foto: veja.com |
E semana que vêm tem o prometido post sobre construções verdes, bem bacana, não perca!
Nenhum comentário:
Postar um comentário