"'Eu sempre achei que o design deve ter sua própria filosofia e código ético e não adotar o ponto de vista do cliente. O design devagar leva as pessoas a entenderem que há outros metabolismos, ritmos, experiências e significados, privilegiando a importância das culturas, materiais e pessoas', é o que diz Alastair Fuad-Luke criador do conceito Slow Lab (laboratório lento)". O que os integrantes desse laboratório fazem é resgatar idéias e projetos de vanguarda que respeitem a sustentabilidade e a filosofia do devagar.
Fonte: blog Epodic |
O químico Michael Braungart e o arquiteto William McDonough, autores do livro "Cradle to Cradle - Rethinking the Way We Make Things", acham que novos materiais e o pouco desperdício devem ser levados em conta na equação do design. Eles acham que resíduos provenientes de qualquer produto ou serviço não deveriam existir. Comprar um produto x e depois de usá-lo ter que descartar a embalagem, por exemplo, não é uma forma justa de produzir. Desse modo, é preciso repensar o design de uma maneira geral. A dupla aponta também que a maioria dos produtos de hoje não são pensados para uma reciclagem futura, o únuico objetivo deles é causar o menor custo possível para quem produz. Mas isso torna as coisas desfuncionais. Segundo eles: "o ideal é o conceito de upcycle: criar produtos que deixem o planeta mais limpo que antes, que não sejam neutros em carbono, mas positivos em seu impacto na natureza."
Na música, o conceito de diminuição do ritmo se faz presente nos estilos erudito e eletrônico. Segundo o pianista alemão Uwe Kliemt, os músicos passaram a tocar obras clássicas cada vez mais rápido. Se antes uma sonata de Beethoven era executada em uma hora, hoje, alguns músicos a tocam em trinta e cinco minutos. Quem levou esse conceito muito a sério foi o compositor experimental americano John Cage que escreveu uma peça cujas notas são tocadas a cada dezoito meses em uma igreja da alemanha. Entitulada de "As Slow as Possible" ou em bom português "Tão Lento quanto for Possível", a peça dever ser encerrada dentro de 639 anos.
O slow food chegou também na música |
Semana que vem tem mais post sobre o Movimento Slow.
Nenhum comentário:
Postar um comentário