.

.

..............................Conecte-se com o Mandala.........................

Sustentebilidade aplicada

Conseguir viver com qualidade de vida, sem gastar muito e sem agredir o meio ambiente, é ser sustantável. Eis alguns exemplos interessantes e inusitados mostrados na reportagem especial da Revista Vida Simples de dezembro pra tornar nossas vidas mais sustentáveis:

Que as fezes têm grande quantidade de energia - principalmente fezes de galinha - não é novidade, mas usar esse potencial na vida real não é muito comum de se ver por aí. A cidade de Didcot, no Reino Unido, usa o cocô dos moradores de duzentas casas para abastecer uma estação de tratamento que converte o excremento em gás metano - indolor e atravé de bactérias - que vai alimentar os radiadores de calefação instalados nas residências. Têm fonte de energia mais renovável que fezes?

O cocô da galinha é o mais energético de todos



A bioconstrução é responsável por resgatar o uso do barro nas construções. Sim, barro. Parece coisa velha, de comunidades menos abastadas ou de regiões rurais, mas a verdade é que a mistura de terra e água tem seus benefícios. Um deles é a manutenção da temperatura, já pensou entrar em casa ou no trabalho sem precisar ligar o ar condicionado ou o ventilador? O barro propicia que a umidade seja mantida em níveis ideais, tanto no inverno quanto no verão. Assim como a energia obtida de excrementos é altamente renovável e ecologicamente correto.

Com a aumento da população nas grandes cidades a busca por espaço fica cada vez mais acirrada e as áreas verdes são devastadas para dar lugar a prédios cada vez mais altos. Pensando no verde cada mais escasso nos edifícios, um grupo de arquitetas espanholas inventou o Spiral Garden, um recanto verde, a ser construído no meio da cidade. Nele as pessoas poderiam plantar e colher, brincar em jardins ou adentrar uma fazenda (sim, uma fazenda). Claro que esses recantos verdes são totalmente altosustentáveis e reutilizam a própria água e resíduos para sobreviver.

Que tal ir para o trabalho de bicicleta? Pensando em incentivar o uso das magricelas e não-poluentes pela população, as bicicletas fixas tornaram-se realiade em várias partes do mundo. "Como tem a transmissão fixa, a bicicleta só anda quando se move o pedal, ou seja, não é possível parar de pedalar. Com apenas uma marcha e, em alguns casos, com freio apenas no pedal, a relação do ciclista com a bicicleta é bem diferente, destaca a revista." Em São Paulo elas já podem ser encontradas na Vila Madalena, além de muito leves, são  fáceis de controlar no caótico trânsito das metrópoles.

Vai de bicicleta
Gostou das idéias? Semana que vem veremos casos de pessoas que conseguiram melhorar sua qualidade de vida implantando sustentabilidade! Até lá.

Com informações do Site da Revista Vida Simples

Nenhum comentário:

Postar um comentário