.

.

..............................Conecte-se com o Mandala.........................

Slow Food 3

Para você conhecer um pouco mais do Slow Food vamos reproduzir aqui o manifesto do movimento escrito em 1989 por Folco Portinari:

"O nosso século, que se iniciou e tem se desenvolvido sob a insígnia da civilização industrial, primeiro inventou a máquina e depois fez dela o seu modelo de vida.

Somos escravizados pela rapidez e sucumbimos todos ao mesmo vírus insidioso: a Fast Life, que destrói os nossos hábitos, penetra na privacidade dos nossos lares e nos obriga a comer Fast Food.

O Homo sapiens, para ser digno desse nome, deveria libertar-se da velocidade antes que ela o reduza a uma espécie em vias de extinção.

Um firme empenho na defesa da tranqüilidade é a única forma de se opor à loucura universal da Fast Life.

Que nos sejam garantidas doses apropriadas de prazer sensual e que o prazer lento e duradouro nos proteja do ritmo da multidão que confunde frenesi com eficiência.

Nossa defesa deveria começar à mesa com o Slow Food. Redescubramos os sabores e aromas da cozinha regional e eliminemos os efeitos degradantes do Fast Food.

Em nome da produtividade, a Fast Life mudou nossa forma de ser e ameaça nosso meio ambiente. Portanto, o Slow Food é, neste momento, a única alternativa verdadeiramente progressiva. 

A verdadeira cultura está em desenvolver o gosto em vez de atrofiá-lo. Que forma melhor para fazê-lo do que através de um intercâmbio internacional de experiências, conhecimentos e projetos?

Slow Food garante um futuro melhor. 

Slow Food é uma idéia que precisa de inúmeros parceiros qualificados que possam contribuir para tornar esse (lento) movimento, em um movimento internacional, tendo o pequeno caracol como seu símbolo." 

Chaplin à frente do seu tempo já criticava esse processo de mecanização do ser humano
Esse manifesto representa muitíssimo bem a importância de viver a vida um pouco mais devagar. A pressa que nos acomete hoje está cada vez mais constante e é muito importante que passemos a "curtir" com mais cuidado cada momento do nosso dia. Não só na alimentação, mas em qualquer outro momento. E foi pensando nisso que o movimento inspirou outros movimentos que também pregam o final da correria. O Slow Food já se tornou um estilo de vida sendo empregado no ambiente de trabalho e até nas artes. Descubra como isso é possível nos próximos posts.

Site Slow Food do Brasil
Acreditando que o Slow Food é um movimento que beneficia toda a sociedade, seu site passa a constar na nossa lista de endereços recomendados. Passe por lá dê uma lida e aplique os conceitos na sua vida, temos certeza que você vai ser muito mais feliz. 

E como você já sabe não existe um estabelecimento comercial com a marca Slow Food, apenas aqueles que aplicam as idéias no seu negócio. O Mandala procura desde sua inauguração em 1986 trazer até você uma refeição gostosa, saudável, rica e balanceada juntamente a um ambiente tranqüilo, silêncioso e que lhe permita saborear a comida como se deve. Acreditamos, portanto, que permitimos um momento de reflexão e pausa no seu dia para nutrir seu corpo. Venha sentir esse prazer no nosso empório, tomar um delicioso café de origem ou, se preferir, levar nossas delícias pra tornar sua ceia de natal mais gostosa (veja aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário