.

.

..............................Conecte-se com o Mandala.........................

Sais Minerais 3

Mais um sábado e, portanto, dia de falar de alimentação saudável. Falávamos dos nutrientes necessários ao nosso corpo e que devem ser adquiridos pela alimentação. Vamos, então, falar de mais alguns sais minerais.

Fósforo: é o segundo elemento mais encontrado nos tecidos humanos segundo o site EMEDIX. Assim como o cálcio é indispensável para a formação dos ossos, atividade dos músculos e coagulação sanguínea. Ainda segundo o site Copacabana Runners, o fósforo tem papel importante na produção de energia. É muito encontrado em carnes, leite, peixes e ovos. Outros alimentos ricos em fósforo são: cereais, leguminosas, frutas, chás e café.

Potássio: ajuda na regulação da quantidade de água no organismo, auxilia na condução de impulsos nervosos nos neurônios e contrações musculares. De acordo com o EMEDIX constitui cerca de 5% do conteúdo total de minerais no organismo. O Copacabana Runners afirma que, sintomas de deficiência de potássio incluem fraqueza muscular, desorientação e fadiga. "É absorvido através do trato intestinal e excretado pela urina, fezes e suor. Os rins mantêm os níveis de soro através de sua habilidade de filtrar, reabsorver e excretar potássio." Frutas como bananas e laranja, leite, carnes e aves são fontes de potássio.

Banana e laranja são ricas em potássio
Zinco: no corpo humano são encontrados cerca de 2 a 3g desse mineral, fígado, pâncreas, rins, ossos e músculos são os principais reservatórios de zinco no corpo. De acordo com o Copacabana Runners, o zinco ajuda a manter o sistema imunológico sadio e facilita a cicatrização. "Liz Applegate salienta que estudos demonstraram que corredores freqüentemente não consomem a quantidade mínima recomendada deste mineral (RDA : 15 mg para homens e 12 mg para mulheres). Além disso, como atletas perdem zinco pelo suor, eles podem se tornar deficientes deste mineral mais rapidamente. Um dos sinais de deficiência de zinco é o aumento de resfriados". O zinco é distribuído por todo o reino vegetal e animal em abundância em segundo lugar em relação ao ferro. 

Magnésio: EMEDIX afirma que sem esse mineral a vida na Terra não seria possível. Isso porque ele faz parte da composição dos pigmentos verdes de vegetais superiores e é parte importante do metabolismo do nosso corpo. Ele ajuda ainda na contração muscular, formação de ossos e dentes, funcionamento do sistema nervoso e dos músculos, na síntese dos ácidos graxos e proteínase. Sua deficiência diminui a resistência e a capacidade aeróbica. Legumes, verduras e grãos integrais são boas fontes de magnésio.

O magnésio compõe o pigmento verde das plantas
Todos esses minerais precisam ser absorvidos pelo nosso organismo através uma alimentação balanceada e saudável. A preparação das refeições Mandala começa com um rigoroso estudo das necessidades de nutrientes diários necessários a uma pessoa em uma refeição. São considerados a época do ano e suas estações para que o prato atenda às suas necessidades de saúde e conforto todos os dias do mês. Dessa forma são planejados vinte e quatro cardápios a cada uma das quatro estações. Assim, o almoço no Mandala fornece tudo o que você precisa durante toda a semana sem deixar de variar e surpreender. Por isso não perca tempo e começe a se cuidar almoçando por aqui. Quando vier aproveite para experimentar nosso café de origem e tudo mais que ele traz consigo. Aproveite o fim de ano e leve uma de nossas deliciosas opções de encomenda para a suas festas ou comprar uma linda lembrancinha de natal pra quem você ama,  veja aqui.

Sábado é natal e no próximo virada de ano, por isso vamos dar uma alterada nos dias de postagem, fique atento! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário