Mais um sábado e, portanto, dia de falar de alimentação saudável. Falávamos dos nutrientes necessários ao nosso corpo e que devem ser adquiridos pela alimentação. Vamos, então, falar de mais alguns sais minerais.
Fósforo: é o segundo elemento mais encontrado nos tecidos humanos segundo o site EMEDIX. Assim como o cálcio é indispensável para a formação dos ossos, atividade dos músculos e coagulação sanguínea. Ainda segundo o site Copacabana Runners, o fósforo tem papel importante na produção de energia. É muito encontrado em carnes, leite, peixes e ovos. Outros alimentos ricos em fósforo são: cereais, leguminosas, frutas, chás e café.
Potássio: ajuda na regulação da quantidade de água no organismo, auxilia na condução de impulsos nervosos nos neurônios e contrações musculares. De acordo com o EMEDIX constitui cerca de 5% do conteúdo total de minerais no organismo. O Copacabana Runners afirma que, sintomas de deficiência de potássio incluem fraqueza muscular, desorientação e fadiga. "É absorvido através do trato intestinal e excretado pela urina, fezes e suor. Os rins mantêm os níveis de soro através de sua habilidade de filtrar, reabsorver e excretar potássio." Frutas como bananas e laranja, leite, carnes e aves são fontes de potássio.
Banana e laranja são ricas em potássio |
Magnésio: o EMEDIX afirma que sem esse mineral a vida na Terra não seria possível. Isso porque ele faz parte da composição dos pigmentos verdes de vegetais superiores e é parte importante do metabolismo do nosso corpo. Ele ajuda ainda na contração muscular, formação de ossos e dentes, funcionamento do sistema nervoso e dos músculos, na síntese dos ácidos graxos e proteínase. Sua deficiência diminui a resistência e a capacidade aeróbica. Legumes, verduras e grãos integrais são boas fontes de magnésio.
O magnésio compõe o pigmento verde das plantas |
Sábado é natal e no próximo virada de ano, por isso vamos dar uma alterada nos dias de postagem, fique atento!
Nenhum comentário:
Postar um comentário