.

.

..............................Conecte-se com o Mandala.........................

Como surgiu o peru de natal?

Todo natal é a mesma coisa, a grande maioria das residências brasileiras são embebidas pelo cheio do peru assado. A gente nem se pergunta: por que peru? O site História da Alimentação explica que a carne da ave já era consumida na época da civilização asteca que utilizava a carne de peru, cães e até carne humana na sua dieta. Sim, eles eram canibais. A criação de perus era feita pelos índios e os astecas cozinhavam a carne com cebola, alho-poró e molho à base de pimenta vermelha. 

Arte asteca
O peru só passou a ser conhecido como ave pra consumo na Europa no século XVI. Foi identificado pela primeira vez por F.Cortez através da colonização do México. Inicialmente ele era conhecido como "galinha da índia" porque muitos ainda confundiam a América com as Índias Ocidentais. Segundo o site Você Sabia "de tanto sucesso, em 1549, foi oferecido à rainha Catarina de Médicis, em Paris. No banquete foram servidos cem aves (70 “galinhas da Índia” e 30 “galos da Índia”), se tornou o símbolo de alimento das grandes ocasiões".Foram os jesuítas que a introduziram como prato em seus colégios religiosos. Em 1952 a iguaria se tornou prato principal das ceias de natal na Inglaterra e em alguns países europeus. "Para Brillat Savarin, o peru foi um dos mais belos presentes que o Novo Mundo ofereceu ao velho Continente. Em meados do século XIX o peru, praticamente, substituiu o cisne como ave de natal na Inglaterra, popularizando-se definitivamente". 
O famoso peru de natal
No Brasil o Peru se tornou ainda mais popular como o número 20 do jogo do bicho e tema de marchinha de carnaval. Na área rural é considerado rei das festas e antes do abate recebe tratamento especial."Segundo Nina Horta, em meados dos anos 50, a tradição de comidas bem brasileiras foi rompida. Influenciada pela cozinha americana, a nossa ceia de Natal começou a desprezar a farofa, sendo que o peru e o pernil aparecem guarnecidos com frutas frescas, compotas, doces de figos, pêssegos e abacaxis."

Assim como o peru, o Mandala tem uma longa história com seus clientes. Desde 1986 oferecemos os mais deliciosos e saudáveis pratos aos mineiros. E nesse fim de ano queremos estar presentes nas suas comemorações. Com ambiente super aconchegante nosso empório é ideal pra acomodar você e sua família, seus amigos e quem mais você gosta durante suas festas. Se preferir ainda pode levar nossas delícias pra sua ceia, preparamos uma lista de encomendas pra você escolher (saiba mais aqui). Comida gostosa você já sabe que encontra aqui e até presentear alguém você pode! Separamos lindas lembrancinhas pra você dar a quem ama, tudo bem baratinho (clique aqui e saiba mais). Vem pro Mandala e deixe o clima de fim de ano invadir você!

A tradicional torta de banana é uma das opções de encomenda de fim ano do Mandala

Nenhum comentário:

Postar um comentário