.

.

..............................Conecte-se com o Mandala.........................

Sustentabilidade do meio ambiente

Uma das formas de responsabilidade social e sustenatabilidade mais usadas e difundidas pelas empresas em geral é a voltada para o meio ambiente. Talvez por isso a sustentabilidade esteja tão ligada à conservação do meio ambiente. A chamada neutralização é, certamente, uma das mais usadas dentro desse contexto. A prática ocorre da seguinte forma: pra tudo aquilo que você poluir planta-se um número x de árvores que vão neutralizar suas emissões de carbono. Clique aqui e saiba o processo detalhado. Essa neutralização acabou virando moda e saiu dos muros das empresas e pegou também as pessoas físicas, como eu e você, e que andam plantando árvores aqui e ali. A prática virou inclusive mantra de vários artistas ajudando a promover a neutralização como algo "legal e fácil" a ser feito pelo meio ambiente. Segundo o site Como Tudo Funciona, várias bandas famosas, como o Coldplay, lançaram álbums neutros de carbono, ou seja, produziram o disco e em seguida plantaram um bando de árvores. Mas a grande pergunta é: isso realmente funciona?


Segundo o mesmo site, alguns ambientalistas duvidam da eficácia dessas plantações, uma vez que muitas não são feitas de forma qualificada pelas empresas fornecedoras do serviço. Sim, existem diversas empresas que fazem o serviço e cobram por ele. Como os projetos são muito grandes (milhares de árvores a serem plantadas por um cd, por exemplo) as árvores são plantadas sem o devido cuidado técnico e acabam ficando abandonadas sem conseguir vingar.

O grande benefício dessa nova moda é que de uma forma ou outra as pessoas se conscientizam do problema e se mobilizam para fazer alguma coisa pelo meio ambiente. É preciso, no entnato, saber que atitudes isoladas como essas não resolvem o problema por completo. 

Algumas empresas muito conhecidas do nosso dia-dia realizam seu compromisso de sustentabilidade de forma parecida, as que mais se assemelham são a Ypê e a Aracruz celulose. A Aracruz com seus já velhos conhecidos eucaliptos e a Ypê com um programa chamado Florestas Ypê que, literalmente, faz exatamente essa  neutralização com o diferencial de que promove o devido acompanhamento de suas plantações e conscientiza a população local da importância de cuidar dessas árvores. Esse trabalho rendeu para a empresa por 3 anos seguidos o prêmio Top of Mind da Folha de São Paulo, na categoria Top Meio Ambiente e o TOP Ambiental ADVB-SP, em 2008.


Mas não é só de plantar que vivem os programas de sustentabilidade das empresas. No post que vem veremos outros casos voltados para o meio ambiente.

Se você quer neutralizar também, mas não tem dinheiro clique aqui e vá ao site Click Árvore, onde você ajuda a plantar árvores apenas clicando. Neste outro site, similar ao Google, o Ecosia, suas buscas na internet são convertidas em plantios de árvore. E mais uma dica, se você usa Twitter esse encurtador de links planta árvores a cada link reduzido: o verd.in.

Nenhum comentário:

Postar um comentário