.

.

..............................Conecte-se com o Mandala.........................

Sloow Food 1

Já ouviu falar no Sloow Food? É um movimento surgido em 1986 contra a invasão do Fast Food. É algo como, o movimento para comer devagar. Mas antes de tratarmos deste assunto precisamos mergulhar num mundo muito mais diverso que apenas o da alimentação. O movimetno que prega o ritual do "devagar" abrange muitas outras áreas.

Os dias de hoje andam extremamente agitados, quem não concorda com isso? O tempo parece correr cada vez mais depressa e as 24 horas de um dia não são suficientes para comportar todas as nossas atividades. Sempre nos pegamos desejando umas horinhas a mais para deixar nossa agenda em dia. É o trabalho, os filhos, os estudos, o trânsito caótico, a esposa, o marido, o namorado, a namorada...tudo é motivo de correria. Com tudo isso o tempo pra olharmos pra nós mesmos está cada vez mais escasso.


Em sua edição 171 a Revista Galileu trouxe uma reportagem sobre sobre esse movimeto "sloow" que prega maneiras de diminuir o ritmo fazendo sobrar mais tempo pra si mesmo e seus familiares. 

Carl Honoré autor do livro "Devagar" já lançado no Brasil, disse à revista que, esse movimento é o início de uma revolução cultural que visa colocar a qualidade acima da quantidade, uma espécie de "filosofia do devagar". Ainda segundo a revista toda essa agitação seria "culpa" de nosso sistema econômico que faz parecer que desacelerar o ritmo fará com que percamos muita coisa. Sem falar que, hoje, com esse bombardeio de informações de fácil acesso e as constantes novidades tecnológicas essa sensação se torna ainda mais forte.


Já existem iniciativas para colocar esse "modo de vida" alternativo em prática. Há 15 anos foi fundada na Alemanha a Sociedade para a Desaceleração no Tempo que prega a reflexão sobre esse modo de vida agitado que permeia a nossa sociedade hoje.

Na próxima segunda-feira faleremos especificamente do Sloow Food, amanhã é dia de sustentabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário