.

.

..............................Conecte-se com o Mandala.........................

Produtos regionais nas receitas

Continuando a falar dos princípios do site Gastronomia Responsável, hoje abordaremos a importância de se usar "produtos regionais" nas nossas receitas.

Se utilizamos produtos regionais eles não precisarão se deslocar tanto quanto um vindo de outra cidade, correto? Se há menos deslocamento, há menor emissão de CO2, o vilão do aquecimento global. Além disso, não é necessário o uso de embalagens especiais para transporte ou o uso de energia para mantê-los em bom estado de conservação nos estoques.


O Mandala utiliza alimentos sazonais nas suas receitas exatamente com esse objetivo: evitar o desperdicio e priorizar os ingredientes locais. O site cita o exemplo do mel. O mel africano é o mais utilizado no Brasil, mas as abelhas regionais produzem um delicioso mel que não é conhecido da população brasielira. "Você sabia que espécies exóticas invasoras são consideradas a segunda maior causa de perda de biodiversidade?"

Ainda segundo o site: "Além disso, o deslocamento em longas distâncias de alimentos que exigem refrigeração acarreta aumento no consumo de energia. Em outros casos, ou é necessário adicionar aditivos ou fungicidas para aumentar a durabilidade do produto; ou as embalagens precisam ser mais robustas; ou há mais perdas de alimentos. Para que possam ser transportadas por períodos longos, as frutas e verduras, por exemplo, são colhidas antes de madurarem, podendo perder qualidade, aroma e sabor."

Nenhum comentário:

Postar um comentário