.

.

..............................Conecte-se com o Mandala.........................

Espécies em extinção

Mais um dos princípios do site Gastronomia Responsável: "Não utilizar espécies ameaçadas (vulnerável, em perigo e criticamente em perigo) e quase ameaçadas de extinção".

Espécies que estão ameaçadas de extinção não devem figurar nos nossos pratos até se recuperarem. O uso indiscriminado de alguns alimentos pode provocar o seu desaparecimento definitivo. O site dá alguns exemplos: "como o palmito, extraído do palmiteiro-juçara e a castanha da castanheira-do-Brasil."

O Mandala respeita a natureza na escolha de seus ingredientes e principalmente na escolha de seus peixes. Só são usadas espécies que não estão em época de reprodução para a manutenção da biodiversidade marinha e com extração legalizada. Clicando aqui e aqui você pode encontrar listas de espécies aquáticas ameaçadas de extinção. Além da época de reprodução alguns peixes estão quase desaparecidos enquanto outros aumentam cada vez mais de quantidade, essas pequenas alteraçõe precisam ser verificadas com cuidado, afinal, o bioma aquático é extremamente delicado e qualquer mudança, por menor que seja, pode desencadear profundas e irreparáveis alterações.


Segundo o site, "A terceira edição do Panorama Global da Biodiversidade (GBO-3), divulgado em maio de 2010 e produzido pela Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) das Nações Unidas, afirma que espécies de aves e mamíferos utilizadas para alimentos e medicamentos estão, em média, enfrentando um maior risco de extinção do que as espécies como um todo, por meio de uma combinação de sobreexplotação, perda de habitats e outros fatores."

Nenhum comentário:

Postar um comentário