.

.

..............................Conecte-se com o Mandala.........................

Receitas sem desperdício

Com informações do site Gastronomia Responsável.

Como prometido, vamos aprofundar os quatro princípios do site, eis o primeiro:

As receitas devem ser feitas com o menor desperdício possível. Mas como fazer isso? Deve-se aproiveitar todas as partes dos alimentos, tais como: cascas, folhas, talos, sementes. Esses produtos que geralmente são descartados muitas vezes concentram a grande maioria dos nutrientes do mesmo. Como diz o site: "Quanto melhor os alimentos são aproveitados, menor é a necessidade de produção e a quantidade de matéria-prima retiradas da natureza. Com o aproveitamento integral, também se contribui para gerar menos resíduos."

O Mandala faz sua parte quando recicla todo seu lixo orgânico que é enviado ao final do dia para o sítio Mandala das Candeias onde vira um rico adubo que "alimenta" a terra onde são cultivados os alimentos que mais tarde retornarão ao restaurante para fazer parte do seu prato. Isso é sustentabilidade.

Outra forma de reduzir o desperdício na preparação dos pratos é não gastar grande quantidade de água ou energia. O site dá uma dica importante: "Já pensou em uma iluminação mais eficiente, ou ambiente que não exija ar condicionado?".

O ambiente do restaurante Mandala, além de valorizar a luz natural é bastante aberto permitindo ventilação natural. Na cozinha o uso do forno combinado, além de conferir mais sabor e qualidade aos alimentos, também economiza água, gás e espaço físico.

Como destaca o site a biodiversidade é a fonte primária para os alimentos e para eles serem cultivados sempre causam algum impacto nessa biodiversidade. Mas tudo isso é finito e daí a importância do não desperdício. "O relatório Estado do Mundo 2010, lançado em julho publicado pela ONG americana Worldwatch Institute (WWI), que compila dados sobre a situação dos recursos naturais no mundo. Atualmente, consome-se cerca de 25% a mais de recursos do que a natureza consegue repor, o que começa a esgotar os recursos naturais e interferir nos processos de renovação da natureza."

Você também pode fazer sua parte, aqui você encontra um link com uma série de reportagens do Globo Repórter para evitar o desperdício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário