Espécies ameaçadas de extinção. Essa frase nos remete diretamente a animais e plantas em risco, mas a verdade é que muitas das coisas que você come também estão em risco de desaparecer.Segundo uma reportagem da revista Vida Simples de Priscilla Santos, cerca de 800 produtos em uma lista mundial de alimentos estão com risco de desaparecer. O catálogo internacional chama-se Arca do Gosto, foi elaborado e é atualizado constantemente por chefs de cozinha, agrônomos, cientistas da alimentação, jornalistas e antropólogos, que se voluntariam em um projeto da Fundação Slow Food (que será tema de alguns posts, em breve) pela Biodiversidade, presidida por Carlo Petrini.
A idéia do projeto é preservar não só alimentos, mas também a história existente por trás deles. Por isso, esses alimentos, antes de entrar na lista, são rigorosamente escolhidos precisando ter sabor especial, pequena e artesanal produção ligada à cultura e tradição de um determinado local. Como bom exemplo, podemos citar o pão de queijo e o queijo minas para nós, mineiros. A lista brasileira conta com 21 alimentos, entre os quais econtram-se, frutas, castanhas, grãos e frutos do mar colocados em risco por motivos variados como a pesca predatória, o avanço de pastos, monoculturas e corte de madeira.
Atualmente tem surgido movimentos locais para a preservação de alimentos nativos como ocorre na Bahia onde alguns moradores se organizaram em cooperativas. Essas pessoas tiram seu sustento desses alimentos e começam a se preocupar com a sua retirada indiscriminatória da natureza. Segundo a reportagem "Em parceria com as comunidades locais, trabalha-se para que certos ingredientes não deixem de ser produzidos, incentivando a variedade de receitas, facilitando o contato do produtor com o mercado e divulgando os produtos para que sejam mais consumidos. Afinal, pode parecer contraditório, mas alguns alimentos correm risco de extinção não porque foram explorados demais, mas sim de menos". E isso porque são pouco conhecidos.
Pensando em fazer sua parte, o Restaurante Mandala, passará a publicar uma série de posts falando sobre cada um desses alimentos e as riquezas que estão sendo perdidas.Até lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário