.

.

..............................Conecte-se com o Mandala.........................

Viver sem poluir é possível?

Há algumas semanas, falamos sobre uma família que praticamente zerou sua produção de lixo (clique aqui para ler), hoje vamos mostrar a história de uma família que pretende reduzir 85% de suas emissões de carbono em apenas seis meses. 

Agora a família que ficará por conta dessa proeza é a sueca Lindell que vai morar durante esse tempo em uma casa especialmente desenvolvida pra esse fim. A casa funciona como uma espécie de Big Brother porque é filmada vinte e quatro horas por dia pela Universidade de Tecnologia de Chalmers para provar a todo mundo que as reduções estão efetivamente sendo feitas.

Família Lindell. Foto: divulgação.

A casa, que fica nos arredores de Estocolmo, é mantida por um grupo de empresas da região e foi construída com paredes triplas, superisolamento térmico e células fotovoltaicas que fornecem toda a energia necessária e ainda mantém a temperatura do ambiente estável evitando a necessidade de uso de aquecedores ou ar condicionado. Além disso, a casa conta com carro elétrico e energia solar pra abastecê-lo.

Pelos cálculos realizados, cada menbro da família, composta por quatro pessoas, vai passar a consumir 80 kg de CO2 por semana, ou seja, 15% do que os demais suecos. Segundo os organizadores, a idéia é provar que uma radical mudança de hábitos com o apoio da tecnologia é suficiente pra reduzir a poluição.

O projeto foi apelidado de One Tonne Life (Vida de Uma Tonelada) e a saga da família pode ser acompanhada pela internet, clicando aqui.

Abaixo, segue o depoimento do patriarca da família (em inglês). Eles tem até julho pra mostrar se conseguiram mudar seus hábitos e atingir a meta. Siga o exemplo deles, mude seus hábitos agora. Até a próxima!



Com informações da Super Interessante e Portal Terra.

Leia mais notícias sobre Sustentabilidade clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário