.

.

..............................Conecte-se com o Mandala.........................

O Brasil que Energia Nuclear

Apesar dos incidentes envolvendo a Usina Nuclear de Fukushima, no Japão, que explodiu no dia 12/03 e expôs a população local a um índice de radiação 20 vezes maior que o normal, devido aos tremores sofridos na época; o Presidente da Empresa de Pesquisa Energética brasileira afirmou hoje, em um debate sobre tecnologias energéticas no Fórum Mundial Econômico para a América Latina, que as construções de Angra 3 não vão parar.

Não custa lembrar que como conseqüencia do incidente, milhares de pessoas tiveram sua saúde exposta a diversos riscos, ficando proibidas de beber água ou sair de casa sem máscaras, cerca de 46 mil habitantes foram evacuados de suas casas. Também não é exagero dizer que a radiação é extremamente perigosa para a saúde e pode provocar desde queimaduras até deformações celulares, câncer e outras doenças.

Obras de Angra 3. Foto: Exame

Mauricio Tolmasquim disse que, "é provável que a energia nuclear seja a melhor opção no futuro porque o Brasil tem uma das maiores reservas de urânio do mundo. Além disso, é um dos poucos países que detêm a tecnologia para o enriquecimento". Quando questionado sobre o exemplo do Japão ele afirmou apenas que o assunto deve ser tratado com tranqüilidade e sem afobamento e que o país não sofre de problemas naturais como terremotos.

Tolmasquim disse ainda, que possíveis mudanças de segurança que venham a surgir motivados por Fukushima só serão adotadas na construção das próxmias usinas, sim, existem projetos para outras quatro ou seis usinas nucleares no Brasil até 2013. Para defender sua posição ele afirmou que, “nossos recursos hidrelétricos são finitos. Por isso, desde agora, temos que pensar no que vem adiante e o nuclear é uma boa possibilidade para esse adiante”.

É importante ressaltar que existem, no entanto, outras possibilidades para a geração de energia muito mais seguras que a nuclear. Como já foi mostrado em post anterior (clique aqui para ler), o Relatório Revolução Energética do Greenpeace, mostra que o Brasil poderia continuar com os atuais níveis de crescimento e substituir 93% das suas fontes de geração de energia em fontes renováveis, como a solar, eólica e a biomassa.

O Brasil tem um forte, mas inutilizado potencial eólico
Esse mesmo documento mostra que "somados os custos de implantação de novas usinas termelétricas ou nucleares, mais caras, e o crescente valor do óleo combustível no mercado, a economia do cenário, simulado pela pesquisa, chega à cifra de R$ 1 trilhão". As autoridades brasileiras parecem ignorar todos esses fatos, inclusive os relatos de moradores de Angra sobre problemas de saúde como leucemia e bebês que nasceram com deformidades graves. 

Indo na contramão de todas as tendências ambientais o governo federal, além da Usina Nuclear Angra III, que deverá ser concluída em 2016 no litoral Sul fluminense, prevê a construção de pelo menos outras duas no Nordeste e outras duas na Região Sudeste.  

E você, o que acha dessa situação? Comente!

Com informações da EPTV.com, Exame e Estadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário