.

.

..............................Conecte-se com o Mandala.........................

Energias renováveis no Brasil

Que o Brasil é um país extremamente rico em riquezas naturais não é novidade pra ninguém. Mas esse potencial é mal utilizado e muitas vezes nem chega a ser utilizado. É o caso da energia eólica, por exemplo. Segundo um estudo feito pelo Greenpeace Brasil, caso esse cenário se modificasse, poderia haver um grande aumento de empregos e diminuição da emissão de gases do efeito estufa.

O Relatório Revolução Energética mostra que o Brasil poderia continuar com os atuais níveis de crescimento e substituir 93% das suas fontes de geração de energia em fontes renováveis, como a solar, eólica e a biomassa. A produção dessas fontes de energia requerem grandes investimentos em tecnologia de ponta e isso é uma oportunidade sem fim ao nosso país, afinal, todos nó sabemos que a produção tecnólogica verde-amarela é muito pequena. 3 milhões de empregos poderiam ser gerados com esses investimentos, segundo o relatório.

O Brasil tem grande potencial em energia eólica

Se esses investimentos fossem feitos, o consumo poderia aumentar em até três vezes (ou 4% do pib) em 2050 sem o uso de fontes poluidoras como o óleo diesel e o carvão. Se levado em conta que o preço dessas energias vêm caindo ao longo dos anos, a oportunidade é imperdível. Segundo o relatório, "somados os custos de implantação de novas usinas termelétricas ou nucleares, mais caras, e o crescente valor do óleo combustível no mercado, a economia do cenário, simulado pela pesquisa, chega à cifra de R$ 1 trilhão".

Um bom exemplo é a energia eólica, hoje, ela é a segunda energia mais barata do país. Ainda assim, o governo insisti em produzir energias caras e perigosas, como a nuclear. São muitas as notícias de problemas de saúde relacionadas ao uso dessa energia em Angra. Recentemente, o Greenpeace revelou, a história de várias pessoas que moram perto da mina de urânio das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e apresentavam  problemas de saúde como leucemia e bebês que nasceram com deformidades graves. 

Usina de Angra. Foto: baixaki
Não é possível compreender a resistência do governo e de vários setores da sociedade em "limpar" a energia do Brasil, os ganhos são imensos e nem é tão caro assim. Vale lembrar que durante a campanha eleitoral, Dilma Rousseff se comprometeu a ampliar a matriz energética limpa do Brasil. Não podemos deixar isso passar, é o nosso futuro, o futuro de nosso país e da humanidade que estão em jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário