Aos poucos vamos voltando com o blog pro seu devido lugar. Estávamos dando uma nova cara para o nosso cardápio. Assim que ele ficar pronto avisaremos por aqui. Enquanto isso não acontece, vamos retomar o assunto de ontem e falar sobre os benefícios de algum alimento pra sua saúde, o maracujá.
O nome desse fruto vem do Tupi e significa "alimento dentro da cuia". A origem do maracujá pelo mundo é incerta, no Brasil data-se de 1587. Quem conhece somente o maracujá enrugadinho não imagina como as suas flores são bonitas. Essa beleza foi, inclusive, responsável pela associação entre o fruto e a "Paixão de Cristo" (muitos o chamam de fruto da paixão).
Segundo o site Arara, "os religiosos viram naquela formação complexa e admirável, um verdadeiro presente de Deus para iluminar seu trabalho de catequese, encontrando em suas formas e cores exóticas, a metáfora perfeita para explicar aos infiéis indígenas a truculenta história da Paixão de Cristo". "A flor lembra uma coroa de espinhos, como a que foi usada na crucificação, e é roxa, a cor litúrgica da época da Quaresma", diz o site da Nestlé".
Flor de Maracujá |
O maracujá é famoso por suas propriedades calmantes, mas o interessante é que a polpa não possui a substância responsável por essa sensação, somente a folha. Ou seja, muitas vezes quando tomamos suco de maracujá e nos sentimos calminhos, estamos sob efeito de placebo. Chamada de passiflorina, essa substância, atua sobre o sistema nervoso central, diminui a pressão arterial e é também um diurético leve encontrado apenas nas folhas. No entanto, a polpa é rica em vitamina c, potássio, manganês, fósforo, e cianidina. Esta é um antioxidante (descubra o que é antioxidante neste post) que parece ter efeitos contra o câncer. Aquelas são responsáveis por propriedades como regulação da pressão e ph sangüineos, auxílio a processos digestivos e metabólicos etc.
Pesquisas recentes mostraram vários outros benefícios do maracujá como aumentar a libido em ambos os sexos e auxiliar na produção de testosterona nos homens. Estudos recentes da Embrapa Cerrados mostraram ainda, que o maracujá e suas folhas previnem tremores, diabetes, problemas cardiovasculares e contribui para a regeneração muscular. Outra novidade é que uma farinha produzida a partir da casca pode produzir uma espécie de gelatina que retira do organismo glicose e colesterol, graças a uma susbstância chamada de pectina.
A pectina está presente em qualquer fruta que tenha fibras, mas não devem ser consumidas em excesso por contèm açucar. Esse problema não acontece com a farinha de maracujá. Alguns especialistas alertam para o marketing falso de alguns produtos industrializados que tem surgido por aí se passando por farinha de maracujá. Lembre-se: tudo que é industrializado é diferente e menos nutritivo que o natural.
Neste link você aprende como fazer a farinha da casca de maracujá: http://saude.abril.com.br/edicoes/0272/nutricao/conteudo_127583.shtml
Com informações do Coisas de Maceió, ISaúde, Nestlé e Arara.
Leia mais postagens sobre alimentação saudável clicando aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário