.

.

..............................Conecte-se com o Mandala.........................

Mamão e Saúde

Hoje vamos falar de uma fruta muito conhecida dos brasileiros e talvez uma das mais consumidas, ao lado da banana e da laranja, é o mamão. Famoso por auxiliar no funcinamento regular do intestino quando consumido juntamente de suas sementes, essa fruta tem muitas outras funções.

A origem do mamão é incerta, mas pelo fato de o mamoeiro ser uma planta tipicamente tropical, acredita-se que sua origem seja o continente americano, mais pros lados do sul do México.

Por sua cor é possível saber que o mamão é rico em beta-caroteno, substância responsável pela pigmentação alaranjada da fruta. Essa susbstância é formadora da vitamina A, famosa por previnir o envelhecimento (clique aqui pra ler uma postagem sobre o assunto). 


Além disso, é rico em vitamina C e vitaminas do complexo B e fonte de sais minerais como cálcio, potássio e magnésio. Os sais minerais auxiliam no metabolismo ajudando a "manter o equilíbrio de fluidos, controlar a contração muscular, carregar oxigênio para a musculatura e regular o metabolismo energético", diz o site Copacabana Runners.

Uma particularidade do mamão é a papaína, uma enzima especial que digere proteínas, auxilia na absorção de nutrientes e no bom funcionamento do aparelho digestivo. Segundo a Wikipedia, essa enzima é usada em testes com imunoglobulinas, e na indústria farmacêutica por causa de sua propriedade curativa (é uma aceleradora do processo de cicatrização, muito utilizada em tratamentos de úlceras de decúbito).

Então, coma mamão!

Com informações da Unimed, Copacabana Runners, Wikipedia e 45graus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário