.

.

..............................Conecte-se com o Mandala.........................

Carnaval e lixo

Desde sexta-feira (ou antes disso) o assunto dominante no Brasil é o Carnaval. Milhares de pessoas viajam, se amontoam nas estradas e pricipalmente nas avenidas, que viram um verdadeiro palco gigante. E onde tem muita gente também têm muito lixo. Os números divulgados pelas prefeituras são assustadores!

Em Ouro Preto, um dos destinos mais tradicionais nas comemorações de carnaval, foram largadas nas ruas cerca de 300 toneladas de lixo. A quantidade normal recolhida é de 50 toneladas por dia. Para manter as ruas limpas e a cidade em ordem, um grande contingente policial foi mobilizado durante as festas e mais garis ficaram de plantão. Segundo o Jornal Hoje em Dia, muitos especialistas não concordam com cidades como Ouro Preto receber esse grande número de pessoas, afinal, trata-se de uma cidade histórica e que ganhou da Unesco título de Patrimônio Cultural da Humanidade, precisa, portanto, ser preservada.

Lixo do Carnaval de Salvador. Foto: Arestides Baptista/Agência A Tarde/Futura Press

Só no Rio de Janeiro a Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) recolheu mais de 850 toneladas de lixo até agora e a previsão é de que esse valor supere as 900 toneladas até domingo. O valor subiu 20% em comparação com o que foi reoclhido no ano passado, só pra se ter uma idéia da quantidade de lixo,  a cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, que tem uma população média de 795 mil pessoas, produz esse volume de lixo em um dia. Apesar do aumento do volume de lixo em relação ao ano passado, se levado em conta o aumento do número de foliões, houve uma diminuição da produção de lixo por pessoa. Isso, porque o trabalho dos garis foi reforçado, segundo a prefeitura. 

Em Salvador a situação não foi diferente, até agora, o carnaval produziu cerca de 1.393 toneladas de resíduos sólidos. Por lá, as ruas são limpas no dia seguinte ao final das festas, bem cedinho. Os garis também precisaram lavar as ruas com água e sabão porque o cheiro de urina é muito forte. Segundo a Limpurp (Empresa de Limpeza Urbana de Salvador) foram gastos 13.145 litros de detergente nessas limpezas.

Em Manaus foram recolhidos até ontem, 40 toneladas de lixo de dentro e do entorno do Sambódromo, no Alvorada, zona centro-oeste de Manaus. Segundo a Semulsp (Secretaria Municipal de Limpeza Pública), 200 garis foram distribuídos em diferentes turnos, durante e depois do carnaval, pra fazer a manutenção e retirar os resíduos no final da folia.

Pode parecer loucura, em uma festa tão tumultuada como é carnaval, não jogar lixo no chão. Mas a verdade é que se cada um fizesse a sua parte, os garis também poderiam participar da festa, né? Aliás, as prefeituras deveriam instalar mais lixeiras e banheiros químicos.

Com informações de O Dia, Portal Terra, R7 e Hoje em Dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário