.

.

..............................Conecte-se com o Mandala.........................

Abacate e Saúde

Semana passada prometemos falar sobre os benefícios que o abacate pode trazer para sua saúde. Revelamos ainda, que ele é a única fruta com mais potássio que a banana. Mas como sempre ouvimos dizer por aí, o abacate é gorduroso e faz mal à saúde, certo? Mais ou menos.

Se o abacate possui duas vezes mais potássio que a banana, ele tráz, pra saúde, duas vezes os benefícios da banana. Mas em termos de calorias e gordura ele também pode ser comparado a ela, um abacate é cinco vezes mais gorduroso que a banana. É obvio que isso não é muito bom pra quem não quer engoradar, segundo o site Saúde é Vital, "uma taça da velha receita de abacate batido com açúcar fica com mais de 400 calorias." Mas a coisa não é bem assim.  
O que mudou o quadro em relação ao abacate é que, pesquisas recentes têm mostrado que muitas dessas gorduras são na verdade benéficas à saúde. Chamadas de gorduras momoinsaturadas (as mesmas que fazem a boa fama do azeite), elas são capazes de reduzir os níveis de HDL (o famoso colesterol ruim) e aumentar o LDL (o bom colesterol). Segundo reportagem da Revista Viva Saúde, o problema é balancear o cosumo dessa boa gordura com as calorias. A revista recomenda o consumo de duas a três colheres de sopa por semana.

Além das gorduras momoinsaturadas, o abacate tem outros benefícios. Por ter um reduzido teor glicêmico, é recomendado pra quem tem diabetis e parece proteger o fígado contra certas toxinas, segundo pesquisa da Universidade Shizuoka, do Japão. Um outro estudo publicado na revista científica Seminars in Cancer Biolog, revelou que o abacate possui substâncias fitoquímicas que "matam" as células infectadas pelo câncer de boca. Ainda segundo o site Rainy Days, o abacate "evita doenças crônico-degenerativas, alergias, processos reumáticos e doenças auto-imunes".

Concluí-se, portanto, que o abacate é uma fruta extremamente benéfica pra saúde, sua gordura protege as artérias, reduz o mal colesterol e dilata os vasos sanguíneos. Mas como é muito gorduroso, deve ser conumido com moderação (100 gramas de abacate fornecem 162 calorias).
100 gramas de abacate fornecem 162 calorias
O abacate é fruto do abacateiro, que pode atingir até 20 metros de altura. Existem cerca de 50 espécies de abacate, cuja origem é: México, Guatemala e Antilhas. Acredita-se que a fruta chegou no Brasil no século XIX, os abacates não amadurecem quando estão na árvore, mas só depois de colhidos. Segundo a medicina popular, o abacate é bom contra a dor, tem ação intestinal (o caroço) e é diurético.


Semana que vem tem mais, até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário