.

.

..............................Conecte-se com o Mandala.........................

Proteínas

Continuando a falar de alimentação saudável, vamos falar hoje da importância das proteínas pra nossa saúde.

As proteínas são compostos orgânicos relacionados ao metabolismo de construção e, portanto, auxiliam no crescimento (aumento da massa, do tamanho e do comprimento dos indivíduos). As proteínas também estão relacionadas com a multiplicação celular e com a realização de diversas reações químicas que compõe o nosso metabolismo. As proteínas são ainda resposnsáveis pela produção de anticorpos e alguns hormônios.

É possível concluir que, crianças devem ter uma dieta rica em proteínas para ter um crescimento normal e uma correta maturação cerebral sob pena de sérios problemas de conduta e raciocínio na idade adulta. É uma preocupação mundial que populações com pouco acesso a comida tenham, ao menos, uma alimentação rica em proteínas. Várias populações têm acesso a alimentos ricos em carboidratos, mas pobres em proteínas, causando diversos problemas, o mais comum, a obesidade.

Crianças precisam de proteína pra crescer normalmente

Segundo o site Alimentação Saudável, "Em casos de carência, a falta de proteínas causa debilidade, edemas, insuficiência hepática, apatia e até baixa das defesas do organismo. Em caso de excesso, existe o risco de acidificação sanguínea, gota e doenças renais e reumáticas."

Nosso corpo produz naturalmente alguns aminoácidos (que são as macromoléculas que formam as proteínas. Existem vinte tipos de aminoácidos que formam diferentes tipos de proteínas), mas precisamos de todos os vinte, desse modo, é preciso obtê-los através da alimentação. Velhos conhecidos dos brasileiros, o arroz e feijão, contém esses aminoácidos, daí essa mistura ser tão importante pra nossa alimentação. 

Arroz com feijão: mistura perfeita em proteínas
É uma pena que recentemente uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) tenha mostrado que o consumo de arroz e feijão caiu entre os brasileiros nos últimos seis anos (aumentou o consumo de cerveja e refrigerantes). "Entre 2002-2003 e 2008-2009, a quantidade média que cada brasileiro comia de arroz caiu 41%, indo de 24,6 quilos por ano para 14,6 quilos. A média de feijão passou de 12,4 quilos por ano para 9,1 quilos (redução de 27%)".

É interessante notar que os aminoácidos presentes nos cereais (farinha e arroz, por exemplo) são encontrados exclusivamente na casca. Desse modo, o arroz tradicional contém apenas amido porque sua casca é descartada. Alimentos integrais preservam a casca e por isso são os únicos a conter todos as proteínas necessárias ao nosso organismo. O Restaurante Mandala não utiliza aditivos químicos na preparação dos pratos, somente temperos naturais, ervas secas e desidratadas, óleos de soja, milho e gergelim; farinha e arroz integrais; gelatina de alga; açúcar mascavo e mel etc. A preparação das refeições é feita seguindo um ritual onde o grande objetivo é deixar os alimentos o mais saudáveis possível. 

Os alimentos do Mandala são 100% naturais
Outros alimentos ricos em aminoácidos essenciais ao nosso corpo são as carnes de peixe e aves e o leite de vaca. Também contém grandes quantidades de proteínas: legumes, amendoim, trigo e batata.


Com informações do Portal Uol e Alimentação Saudável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário