.

.

..............................Conecte-se com o Mandala.........................

Movimento Slow - trabalho

Como viemos mostrando nos últimos posts o movimento slow tem se espalhado para outras atividades do nosso dia-dia, e uma delas, surpreenda-se, é o trabalho. Todos nós sabemos que o trabalho tem se tornado uma parte predominantemente importante de nossas vidas, consumindo horas e mais horas de nossos dias e talvez mais do que deveria. Férias cada vez menos comuns, cargas horárias cada vez maiores, horas extras e em alguns casos sobra trabalho até pra fazer em casa.

"O excesso de trabalho é um fenômeno global. O mercado global e a tecnologia de comunicação instântanea fizeram do trabalhador um escravo do relógio. E nós nos tornamos escravos dessa tecnologia. Somos HDs com cabelo. É importante colocar limites, caso contrário, o trabalho dominará nossas vidas." Essas são palavras do livro "Work to Live" escrito por Joe Robinson. E não podemos descordar das suas informações, pra muitas pessoas é a mais pura verdade.

Uma crítica ao excesso de trabalho no filme "Tempos Modernos"


Percebendo esse problema extremamente prejudicial à qualidade de vida das pessoas, têm surgido diversas organizações ao redor do planeta com o objetivo de pressionar os políticos de seus países para que flexibilizem ou reduzam os horários de trabalho e o aumento do período de férias. No Brasil, a proposta de redução da jornada de trabalho de 44h pra 40h semanais deve voltar a ser discutida no novo governo. A reportagem da Revista Galileu destaca que os EUA tem as menores férias do mundo industrializado: 8,1 dias depois de um ano de trabalho e 10 dias depois de 3 anos.

Robinson, o autor daquele livro citada acima, montou uma ONG com mesmo título de seu livro, segundo ele o objetivo dela é impedir o avanço da epidemia de excesso de trabalho através de campanhas por férias maiores e lobbys no Congresso. No Canadá, entidades como o "32 Horas", que já foi extinto, conseguiram algumas vitórias na luta por uma jornada de trabalho de 32 horas. Outras organizações ao redor do mundo lutam para terem mais tempo com a família como o Putting Family First e o Timming for Family.

E você está gastando um tempo aceitável da sua vida com o trabalho ou já se transformou em um HD com cabelo?

Com informações da edição nº 555 da Revista Época.

Leia mais posts sobre o Movimento Slow e o Slow Food.

2 comentários:

  1. Adoramos fazer um estágio do movimento slow em Caraíva. Caminhada, passeio de bóia, banho de Rio, banho de Mar... Saudade da comida do Mandala!
    Beijos no Daniel e na Mônica,
    Maria Rita e Alex.

    ResponderExcluir
  2. Delícia! Nada melhor pra relaxar e sair do ritmo agitado do que entrar em contato com a natureza! Qualquer dia matem as saudades e venham nos viisitar. O recado de vcs será enviado pro Daniel e Mônica! Abraços.

    ResponderExcluir