.

.

..............................Conecte-se com o Mandala.........................

Movimento Slow - estilo de vida

Hoje começaremos a falar do movimento Slow que o Slow Food ajudou a criar por aí. Começaremos com o estilo de vida adotado por alguns e que preconiza a simplicidade para garantir, segundo eles, a felicidade.

A revista Galileu nº 171 traz o exemplo da Austrália que nos últimos doze anos ganhou muitos adeptos (mais de 2 milhões de pessoas) a esses ideais, todos eles decidiram ganhar menos e consumir menos optando por um estilo de vida mais simples e com mais qualidade. Esse movimento ganhou o nome de downshifting - simplicidade voluntária, em português - e se espalha rapidamente por outras culturas como a americana e a inglesa.

Tracey Smith diz que, "no Reino Unido as pessoas são cada vez mais pressionadas a fazer parte de uma sociedade materialista e superconsumista. Antes que percebam, já estão gastando o que têm e o que não têm". Tracey é fundadora da Semana Australiana do Downshifting. Para alguns adeptos do movimento a principal mudança deve vir da relação que as pessoas têm com o dinheiro. Olhando por esse ponto de vista parece certo que a recente crise econômica tenha aumentado o número de adeptos a esse modelo de vida simples. Segundo Mitra Ardon uma ativista da Organização Downshifting, "o objetivo é deixar de ser dominado pelo dinheiro e buscar qualidade de vida."

Mudar a relação com o dinheiro é o primeiro passo para simplificar a vida
Os ativistas afirmam que não é difícil fazer isso e que é possível ter uma vida simples mesmo dentro de casa. Eles convidam as pessoas a fazer uma análise profunda de suas vidas e verificar se não há excesso de gastos, quando as pessoas conseguem verificar que consomem muita coisa apenas por consumir elas podem se tornar mais conscientes e pensar duas vezes no que realmente precisam pra sua vida. Algumas pessoas, no entanto, precisam de ajuda pra encontrar a verdade. Nos EUA existem grupos que se reúnem com pessoas "consumistas" e juntas, numa espécie de terapia, tentam encontrar o equilíbrio.

E você, é adépto da simplicidade ou não consegue se segurar diante do consumismo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário