.

.

..............................Conecte-se com o Mandala.........................

Mandala na Mídia

Hoje vamos postar a reportagem completa do Jornal da Pampulha publicada no dia 18 de dezembro do ano passado e que cita Daniel Eitan Spach, proprietário do restaurante Mandala, falando sobre pratos mais leves para a ceia de natal. A ceia de natal já passou, mas essas dicas são preciosas pra qualquer dia do ano, afinal, comer bem e cuidar do corpo e da saúde é tarefa diária. A matéria é de Mariana Lage:

Se as altas temperaturas já nos lembram de nosso "projeto verão", o cardápio da ceia natalina pode parecer "aterrorizador" para os planos de manter o corpo em forma. Pensando nisso, o Pampulha procurou nutricionistas, chefs e especialistas em gastronomia para que propusessem opções de pratos e acompanhamentos mais leves para a tradicional ceia de Natal.

Se o pensamento direcionou-se logo para o mundo dos pratos pré-preparados e dos produtos light, Daniel Eitan Spach, proprietário do restaurante Mandala, especializado em comida orgânica, alerta que os produtos light trazem sódio a mais, o que é prejudicial à saúde. O aconselhável seria pensar em um natal mais sustentável, com ingredientes naturais, frescos e - por que não? - mais criativos. "O melhor mesmo é ter criatividade e pensar pratos sem gordura e sem condimentos industrializados. Acredito que falta às pessoas conhecer as comidas, as variações e os cardápios para poderem ousar mais", defende.

Salada Mandala
O Natal diferenciado e leve, segundo Spach, pode vir com o recursos às tradições de cada família e na forma mais despretensiosa de se pensar e preparar o cardápio. "Receitas antigas geralmente são saudáveis, sem aquela quantidade de química, feitas com ingredientes naturais e, geralmente, orgânicos, tirados da horta", pontua. "As coisas mais simples são as que mais trazem prazer. Primeiro passo é fazer escolhas e arriscar. A vida é muito diversa; o inusitado é o melhor." 

Por isso, Spach preparou uma salada de bacalhau desfiado com grão de bico "al dente", tomate desidratado, alho poró e tomate cereja regado com bastante azeite. Para acompanhar, um mix de folhas com alface roxa, rúcula, uva passas, aipo, amêndoas e molho feito a base de gergelim branco.

RECEITA DA SALADA:

- Salada de Bacalhau ou sem Bacalhau para vegetarianos
do Restaurante Mandala

Ingredientes:
. Bacalhau desfiado (400g)
. Grão Bico (160g)
. Alho Poró (80g)
. Salsão (80g)
. Tomate desidratado (100g)
. Azeitona preta (50g)
. Maçã (120g)
. Cheiro verde a gosto
. Azeite Oliva a gosto

Modo de fazer: 
Cozinhe o bacalhau para retirar o sal, e depois desfie-o. Cozinhe o grão de bico na panela de pressão mais ou menos por 20 minutos, deixe-o "al dente". Corte o alho poró bem fino, o salsão e maçã, em pequenos cubos e o tomate desidratado em tiras finas, não muito grande.
Retire o caroço da azeitona e corte-a em fatias. Deixe o cheiro verde bem picado.
Misture os ingredientes com delicadeza. Coloque a salada no centro do prato e decore com alface roxo, crespa e outras folhas. Azeite a vontade. Para ser consumida por vegetarianos, basta não misturar o bacalhau.
Porção para quatro pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário