.

.

..............................Conecte-se com o Mandala.........................

Clima quente em 2010

Os recentes desastres climáticos enfrentados pela humanidade, como o do Rio de Janeiro, por exemplo, são um reflexo do aumento da temperatura global. O aquecimento global é uma realidade e causa eventos extremos, muita chuva ou muito calor, por exemplo. Junta-se a esse aumento de temperatura a falta de planejamento urbana e o resultado são essas catástrofes que matam milhares de pessoas. Não devemos nos esquecer que em ambos os casos o principal culpado é o mesmo: nós. Nós que avançamos por cima do meio ambiente com o único objetivo de obter mais conforto, mais dinheiro, mas nos esquecemos das consequências disso.

Danos provocados pelas chuvas no Rio de Janeiro. Fonte: R7



A OMM (Organização Meteorológica Mundial) divulgou hoje (20/01) que a temperatura global média de 2010 foi 0,53°C maior que o período entre 1961 e 1990, adotado pela instituição como referência. A temperatura registrada foi a mesma de 2005 e 1998, os anos mais quentes da história. Mas esses três anos não foram os únicos mais quentes. Nos últimos dez anos a temperatura global ultrapassou o período de referência em 0,46°C. Parece pouco, mas um mínimo acréscimo de temperatura pode causar diversos danos ao complexo ecossistema terrestre e em efeito dominó causar diversos outros danos.

África, partes da Ásia e do Ártico, são as regiões mais atingidas pelo aumento da temperatura. Algumas delas já registraram recordes como altas de 1,2°C a 1,4°C. Se o Ártico sente mais o efeito dessa "febre global" suas famosas geleiras começam a derreter: em dezembro elas atingiram a menor cobertura da história, somente 12 milhões de quilômetros quadrados. Só no ano passado uma área maior que o Estado de São Paulo derreteu, segundo o G1.

E o Ártico derrete...
Como dito antes, o aquecimento global é um fenômeno de excesso (não só excesso de calor). "Em algumas áreas, como no norte e no oeste da Europa, os termômetros marcaram, em dezembro, recordes de mais baixas temperaturas. Na Noruega e na Suécia, em alguns locais, houve frio de até 10°C abaixo da média. No centro da Inglaterra, foi o dezembro mais frio desde 1890. Tempestades de neve causaram caos nos transportes na Europa. Na Rússia e nos Estados Unidos também houve nevascas muito fortes", destaca o site.

Precisamos tomar nota dos resultados das atitudes tomadas pela humanidade nos últimos anos em relação ao meio ambiente, o planeta dá sinais de seu esgotamento e precisamos ouvir o seu chamado o quanto antes.

Com informações do G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário