.

.

..............................Conecte-se com o Mandala.........................

Ritual do café espresso

Continuando a série de posts dessa semana sobre café, vamos ver como preparar um bom café espresso segundo os especialistas de plantão. Você sabia que existe todo um ritual para que o café não saia muito fraco ou muito forte e aproveite todo o sabor dos grãos? Segundo o site da Sagafredo, preparar um bom café espresso é uma arte. Claro, que o Mandala segue esse ritual e alguns outros segredinhos exclusivos...

Os grãos do Mandala são de origem e moídos na hora
Segundo o site da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), esse tipo de café é preparado em doses individuais para preservar ao máximo o sabor e ser degustado no exato momento de extração. Ele é altamente concentrado "(7 gramas de pó para até 50ml de água) de aroma e sabor intensos com um bom corpo e persistência no paladar, coberto por um denso creme cor de avelã (marrom claro) em toda superfície da xícara, cuja espessura deve estar entre 3mm e 4mm".

Esse creme serve para a manutenção da temperatura e aroma do café antes de ser consumido, segundo a ABIC, ele deve ser espesso e dourado. O ritual existente para se fazer o café espresso é levado tão a sério que quando o mesmo é servido é possível perceber através de suas características se foi ou não foi bem preparado. O creme é um desses indicativos: se ele não se formou é porque a moagem está grossa, o tempo de extração foi curto e o café não foi bem tirado, resultado: ficará muito ralo, ou seja, um café espresso bem feito e bem tirado é resultado de uma série de ações, se uma delas não for bem executada todas as outras etapas, em um efeito dominó, serão prejudicadas.
Espresso cremoso
O creme de um café espresso bem tirado é espesso, com cor homogênea e retém uma porção de açúcar (teste do açúcar) durante alguns segundos. O teste do açucar consiste no segunte: pegue o cubinho de açucar, servido junto ao café, e coloque na xícara, ele não deve afundar, o creme é tão espesso que segura o bloco por um tempo. Se isso ocorrer eis a prova: o espresso à sua frente é de qualidade.

O ideal é que os grãos sejam moídos na hora do preparo para manter ainda mais o sabor e o aroma naturais dos grãos que devem estar frescos e intensos. Mas a moagem também deve ser feita com técnica, é preciso encontarar a moagem ideal para aquele grão. De acordo com a ABIC, "a moagem ideal é a média. Se ela for muito grossa, a água passa mais rápido pelo filtro e a bebida fica fraca, sem a formação do creme. Se for muito fina, a água demora mais a sair, deixando a bebida amarga e manchas brancas no creme". O site da Sagafredo mostra a diferença entre os graus de moagem:
O grau de torra também deve ser observado, uma torra mais clara preserva os óleos aromáticos inerentes ao grão não permitindo que o mesmo fique amargo. Esse ponto de torra é ideal para máquinas de café espresso. Uma torra média acentua o aroma e o sabor sendo ideal pra ser usado em casa nas formas tradicionais de filtrar o café: com o coador de pano ou papel. A torra escura diminui a acidez do café e é ideal pra dar um sabor mais amargo.

Segundo o site da Sagafredo, o ideal é usar água mineral em detrimento de água da torneira porque a concentração de calcário pode impedir o funcionamento correto da máquina e o resultado será um espresso não tão bom quanto deveria. Uma vez cheio o porta-filtro é preciso bater levemente na palma da mão para distribuir de modo homogêneo o café em pó e em seguida prensar o café com força, utilizando a prensa que vem com a máquina: uma superficie plana é fundamental para obter um bom café espresso. O café deve sair da máquina continuamene nem muito rápido nem nuito devagar, se um dos dois ocorrer é sinal de que uma das etapas anteriores não foi seguida corretamente.

Fonte: Revista Época
 Para a ABIC, um bom café espresso deve ser preparado com:
50 ml de água (expresso normal); 30 ml de água (curto)
7 gramas de café
90oC de temperatura para a água
9 bar de pressão para a máquina do café expresso
30 segundos de tempo para de infusão da bebida

Bom, o ritual de preparação de um espresso é muito específico e um passo em falso faz o café não ficar tão bom quanto poderia. O Mandala usa grãos de origem que acentuam ainda mais o sabor do espresso e segue todo esse ritual descrito acima, Então não perca tempo, corra ao Mandala e prove nosso espresso, e pode fazer o teste do açucar, você não vai se decepcionar. Clique aqui para saber mais sobre essa novidade.

A seguir um vídeo mostrando uma preparação bem simples de espresso, é do site Qvinho.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário