.

.

..............................Conecte-se com o Mandala.........................

A história do Café 2

Segundo o site da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), as primeiras cafeterias surgiram em Meca e eram conhecidas como Kaveh Kanes. As cidades em que o café mais obteve sucesso foram as que tinham destinação religiosa (a exemplo de Meca), afinal, bebidas alcólicas eram proibidas. As cefeterias ou Kaveh Kanes foram aos poucos se tornando uma opção de lazer em que as pessoas podiam passar toda a tarde conversando e ouvindo música, os ambientes começaram a se sofisticar com muito luxo e suntuosidade recebendo comerciantes importantes que aproveitavam para discutir negócios. Constantinopla, Síria e outras regiões passaram a abrigar dezenas de Kaveh Kanes.

Casa de café em Constantinopla (Fonte: ABIC)
Segundo a edição 1982 da Revista Veja, foi graças ao café que houve a dissipação de uma "névoa alcólica" na Europa que permanecu até o século XVII. Antes disso os habitantes das cidades européias só sabiam beber cerveja, vinho e destilados para fugir da contaminação da água resultado do processo de expanção das cidades que ocorria de forma desodernada com ruas cada vez mais cheias e sujas. Todas as refeições do dia eram regadas a álcool que acabava provocando um verdadeiro caos, afinal, todos nós conhecemos os efeitos inerentes à igestão exagerada de álccol. 

Com a popularização do café esse costume de beber álcool foi aos poucos dando espaço a essa bebida escura ainda hoje muito apreciada por todo o mundo. Segundo a revista, a bebida passou a oferecer energia e acuidade de pensamento jamais proporcionados por qualquer outra bebida. Um poema anônimo inglês publicado em 1674 demonstra exatamente o sentimento despertado na população pelo café: "o vinho é um veneno que inunda nossa própria razão e nossas almas, a cerveja é uma obscura bebida forte que sitia nossos cérebros, já o café é o líquido grave e saudável que cura o estômago, faz o gênio mais rápido, ajuda a memória, reanima o triste e anima os espíritos sem trazer loucura".

Cafeteria da Europa Séc. XVIII (Fonte: ABIC)
A verdade é que criou-se uma verdadeira cultura em torno do café e das cafeterias. Por ter essa propriedade já mencionada de dar acuidade de pensamento, aumento da energia e melhorar o racíocinio a bebida passou a ser mimo de cientistas, estudantes, escritores, burocratas, comerciantes e todos que se utilizavam da mente constantemente. Era comum ver esses pensadores em volta de uma mesa de cafeteria degustando a bebida e discutindo idéias. Por esse motivo, segundo a revista, os déspotas fechavam mais cafeterias que prostíbulos com medo da subversão.


Sendo assim o café pode ser considerado um personagem oculto da Revolução Francesa, do Iluminismo e de outras revoltas ou movimentos que floresceram junto ao café. Segundo o site da ABIC, ainda hoje muitos cafés mantém a tradição e o requinte das antigas "coffe houses", no entanto, os traços dessa era já mudaram muito esses ambientes, seja pela presença da ostentante máquina de café espresso, pelos notebooks ligados à rede wi-fi ou ao design modermo das lojas.

Mas não pense que a presença dessas máquinas deixa o atual cafezinho pior que os de anos atrás, afinal, existe toda uma técnica para manipular essas máquinas para que elas produzam um café realmente saboroso. E é claro que o Mandala utiliza essas técnicas para oferecer a você um café realmente puro e saboroso. 

Já imaginou tomar um delicioso café de origem, moído na hora com uma técnica especial, no ambiente relaxante do Restaurante Mandala? E ainda poder degustar essa bebida deliciosa na companhia de salgados preparados, bolos, broa e sanduíches? 


A partir de hoje você pode viver essa experiência saborosa em um espaço do Café Mandala no Restaurante Mandala. Além dessas opções você encontrará também diversos drinks de café, café espresso, cappuccino tradiconal, cappuccino italiano, tudo preparado com o mesmo cuidado e respeito com que o Mandala prepara suas refeições. 

A cada período de tempo será trabalhado um tipo de grão de origem diferente. Pra começar você vai encontrar o Bourbom Amarelo do sul de Minas Gerais que tem como características principais uma doçura média alta, aroma frutado, sabor remanescente prolongado e caramelado.

Huuumm! Ficou com vontade de experimentar? Corra pro Mandala. Rua Alagoas, 867 na Savassi. A partir das 8h da manhã até as 19h. Não fique de fora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário