.

.

..............................Conecte-se com o Mandala.........................

O natal pelo mundo

Depois de algum tempo, voltamos com os posts regulares! E hoje é dia de curiosidades:

O clima natalino começa a invadir nossas vidas, casas e ruas decoradas com luzes piscantes, papais noéis e afins. Os perus começam a aparecer nos supermercados e outras delícias são oferecidas por aí (as encomendas do Mandala já podem ser feitas, saiba a lista completa aqui) para encher a mesa da tradicional ceia. Mas as tradições natalinas brasileiras não são as mesmas das de outros países, alguns, aliás, tem uns costumes bem estranhos pra essa época. Confira os mais inusitados segundo a Revista Mundo Estranho:

Em algumas cidades da Catalunha, na Espanha, acontece o Caga Tió ("Tronco Cagão", em uma tradução aproximada). Pega-se um tronco oco e enche-se de doces durante todo o mês de dezembro; no dia 25, o tronco deve ser espancado com pedaços de pau, para que ele devolva o que "comeu".

Na Itália a Befana, uma velha com cara de bruxa, é tão importante quanto o Papai Noel. Ela visita as casas no dia 5 de janeiro, deixando doces para as boas crianças e um carvão para as más. Sua generosidade seria fruto de arrependimento: ela teria negado abrigo e comida aos Reis Magos, quando eles seguiam para visitar Jesus, e agora tentaria reparar o mal que fez.
Befana: a concorrente do Papai Noel na Itália (Fonte: blog dentrodabota)
Na Áustria,no dia 5 de dezembro, os austríacos celebram a existência do Krampus, espécie de demônio que puniria as crianças más. Na data, as pessoas saem às ruas fantasiadas como o tal capeta, batendo umas nas outras com uma vara, a arma do bicho!

Uma das mais interessantes ocorre no Iraque que apesar de não ser um país predominantemente cristão também celebra a data: as famílias cristãs se reúnem no quintal para ouvir histórias da natividade de Jesus. Depois, queima-se uma pilha de espinhos secos. Segundo a crença, a forma como o fogo queima indica como será o futuro daquela família.

Mas a gente gosta mesmo é de reunir toda a família e trocar abraços e presentes em volta de uma mesa farta. Pra quem gosta não tem data melhor. E você pode entrar no clima de fim de ano aqui no Mandala! Com ambiente super aconchegante ele é ideal pra acomodar você e sua família, seus amigos e quem mais você gosta. Comida gostosa você já sabe que encontra aqui e até presentear alguém você pode! Separamos lindas lembrancinhas pra você dar a quem ama, tudo bem baratinho (clique aqui e saiba mais). Vem pro Mandala e deixe o clima de fim de ano invadir você!

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário