.

.

..............................Conecte-se com o Mandala.........................

COP 16

Como dissemos em um post anterior está acontecendo em Cancún a COP 16, e o Restaurante Mandala prezando por um de seus principais pilares, a sustentabilidade e respeito ao meio ambiente, se dedica no post de hoje a comentar os fatos levados a cabo na reunião até agora.

Fonte: Grennpeace
Infelizmente o que parece ter acontecido até então é muito pouco ou quase nada em direção a medidas concretas. Segundo o Greenpeace, terminou ontem a primeira etapa do evento e nada há o que comemorar. "Nenhuma reunião formal ou discussão de documentos oficiais foi feita para deliberação das partes. Tudo foi informal." A expectativa é que esse quadro mude a partir de hoje quando começam as negociações políticas entre os representantes dos países. O representante do Brasil, Luiz Alberto Figueiredo, disse que a discussão de documentos oficiais deve começar logo e diretamente entre as partes.

Segundo o portal Terra, "a expectativa é de que se aprovem documentos que deixem o caminho aberto para a assinatura de um tratado no ano que vem, em Durban, na África do Sul." Mas ao que parece esses documentos contém problemas que podem travar a continuidade do processo, como o excesso de possibilidades e nenhum concenso. Esse excesso de "caminhos a serem seguidos" atrapalha que os negociadores cheguem a um acordo no final da conferência. Na COP anterior a falta de um meio termo gerou resultados pífios sobre o que fazer. Desse modo, segundo o portal, os anfitriões mexicanos, decidiram colocar os países em duplas para resolverem as questões mais espinhosas. "Ao Brasil, junto com a Grã-Bretanha, coube a tentativa de resolver o trilho de negociações sobre o Protocolo de Kyoto, que vence em 2012, mas corre o risco de não ter sequência desde que o Japão, ainda na semana passada, anunciou não ter intenções de assumir novos compromissos sob o acordo." Isso porque o Japão quer que EUA e China também se comprometam, mas os EUA nunca deram sinal verde nesse sentido e a China tida como país em desenvolvimento não tem a obrigação de implementar cortes e está ancorada pelo Protocolo nesse sentido.

Desse modo, parece que um acordo forte não deve ser concretizado este ano. Mais uma vez os países perdem uma importante oportunidade de socorrer o planeta que está cada vez mais dando sinais de esgotamento, mas isso parece não ser suficiente para os nossos governantes que preferem manter a atividade econômica em pleno vapor a tentar encontrar formas de equilibrío, e leia-se, isso é possível. As organizações não-governamentais continuam lutando por algum resultado melhor através de diversos protestos realizados por seus ativistas na conferência, quem sabe elas não conseguem comover alguém?

Manifestantes protestam durante a COP-16, em Cancún
Foto: Cláudia Andrade/Terra
Continue ligado no blog do Mandala para saber os resultados da COP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário