.

.

..............................Conecte-se com o Mandala.........................

Biodiversidade

Vivemos falando aqui, no blog, sobre a importância de preservar todas as espécies, falamos sobre alimentos em extinção e de programas que visam protegê-los. Mas qual a importância de preservar essas espécies? Porque não deixá-las desaparecer e simplesmente serem substituídas por outra espécie? Por um simples motivo: biodiversidade. Mas o que é isso, você pode se perguntar. Eis alguns conceitos:

Portal do Ambiente e do Cidadão: pode definir-se como o conjunto das diferentes formas de vida que existem no Planeta como um todo, ou numa região em particular.

A Última Arca de Noé: pode ser conceituada como o complexo resultante das variações das espécies e dos ecossistemas existentes em determinada região.

Wikipedia: Pode ser definida como a variedade e a variabilidade existente entre os organismos vivos e as complexidades ecológicas nas quais elas ocorrem. Ela pode ser entendida como uma associação de vários componentes hierárquicos: ecossistema, comunidade, espécies, populações e genes em uma área definida. A biodiversidade varia com as diferentes regiões ecológicas, sendo maior nas regiões tropicais do que nos climas temperados.

Biodiversidade animal: cuma? Fonte: bichosonline.vet
E qual a importância da manutenção de tantas espécies e ecossistemas? O site Portal do Ambiente e do Cidadão cita três motivos principais: éticos (o ser humano tem o dever moral de proteger outras formas de vida), estéticos (o bem estar visual e sensorial que o meio ambiente passa ao ser humano), econômicos (a diminuição das espécies prejudica diversas atividades ligadas ao meio ambiente direta ou indiretamente -alimentação e produção de petróleo, por exemplo) e finalmente, funcionais que são os mais importantes e precisam ser entendidos por todos nós: as espécies estão interligadas por mecanismos naturais com importantes funções que dependem umas das outras. 

Devemos pensar na natureza como um complexo emaranhado de partes que estão intimamente ligados e se houver uma pequena ruptura em qualquer ligação todas as outras partes vão sofrer algum tipo de modificação. E as conseqüencias dessas modificações podem ser desastrosas. Como bem diz o site Como Tudo Funciona, "não parece haver partes desnecessárias." Um bom exemplo são os oceanos. De diversas formas o famoso plâncton marinho, um microscópico microorganismo que serve de base da cadeia alimentar nos mares. Apesar de seu tamanho pequeno, sua falta (motivado pela ação humana, claro) pode causar danos graves a todoas as espécies marinhas chegando a prejudicar, por exemplo, a atividade pesqueira. 

A natureza é mais complexa do que parece
O site dá outro exemplo: "as colheitas que cultivamos através de nosso uso inteligente da agricultura são possibilitadas pelo nitrogênio que está presente no solo. Este nitrogênio nutre e fortalece nossas colheitas. Mas, de onde ele vem? Larvas, bactérias e outras formas de vida encontradas no solo amam decompor a vegetação. Quando se alimentam, estes organismos produzem nitrogênio como produto residual, algo que as colheitas realmente amam. Assim é também a maneira como a compostagem rica em nutrientes é feita. Caso estas espécies de bactérias fossem extintas, então, nossas colheitas não cresceriam da forma correta."

Como pode-se perceber pelo dito acima a manutenção das espécies e conseqüentemente da biodiversidade é muito importante para a manutenção da vida na terra, sim, nossa existência depende disso. Daí a importância de termos todo o cuidado possível com a mãe natureza, os ecossistemas e todas as espécies que os compõe. Mas esse assunto não termina por aqui, que tal continuarmos no próximo post? Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário