.

.

..............................Conecte-se com o Mandala.........................

Expectativas para a COP-16

O assunto de hoje é meio ambiente e nada melhor do que falar das expectativas para a COP-16, que acontece em Cancún, no México, entre 29 de novembro e 10 dezembro, ou seja, semana que vem. 


Segundo o site da Revista Exame, o governo brasileiro se mostra mais otimista em relação à definição de acordos pontuais para mitigação de emissões do que pela criação de um grande marco legal, como o que era esperado em Copenhagen, ou seja, devem ser feitos acordos que permitam um avanço gradual e não mandatório para a redução de emissões de gases de efeito estufa. 

Será um desafio, no entanto, transpassar a dura resistência formada pelos EUA e China em relação ao assunto e é por isso que a expectativa se segura em cima de metas mais brandas que possam ser atingidas aos poucos. "Ninguém está disposto a entrar em um acordo que pode implicar constrangimento internacional caso não seja cumprido", disse a secretária, no seminário sobre o tema realizado pelo Fórum Clima - Ação Empresarial sobre as Mudanças Climáticas, na capital paulista", destaca a reportagem da Exame.

Outro ponto a ser discutido na conferência é a criação dos créditos de REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação), onde países com florestas (como o Brasil) receberiam créditos para conservar sua vegetação. Esses créditos cetamente viriam de países industrializados que poderiam montar um mercado de crédito de carbono baseado nessa premissa.
Países problema para a COP-16
Segundo o site da Folha de São Paulo, "o presidente Felipe Calderón, que será a liderança política da reunião, assinalou este mês em Seul que o mundo está "em possibilidade de adotar um pacote amplo de decisões" na luta climática. "  A reportagem afirma ainda que a fixação dos compromissos deve mesmo sair do papel, mas que a concretização da segunda parte do Protocolo de Kioto é mais difícil de acontecer.

Agora é esperar pra ver. O blog do Restaurante Mandala sempre peocupado com a preservação do meio ambiente e sustentabilidade fará uma cobertura especial durante toda a semana de realização do evento. Acompanhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário