Cidadania. É uma palavra amplamente divulgada sempre que a população exerce algum direito que lhe é atribuída, mas o verdadeiro conceito de cidadania reside no ato de votar. Segundo a nossa Constituição, cidadão é todo sujeito que pertença ao povo brasileiro e tenha capacidade de atuar politicamente, votando ou sendo votado. E isso acontece porque votar significa escolher o seu, o nosso representante no poder, e usando deste poder esses eleitos são capazes de definir o rumo de nossa vida, literalmente.
Primeiro: esses governates são os responsáveis por criar as leis que vão reger o funcionamento do país. Segundo: tudo, simplismente tudo o que compramos, têm uma porcentagem que cabe aos cofres do governo, e o destino desse dinheiro será decidido pelo seu candidato. Os impostos devem retornar à população que os paga em forma de serviços como educação de qualidade, saúde, saneamento básico, segurança pública, entre outros.
Esses são pontos simples (existem muitos outros) que justificam toda a importância do voto, voto que deve ser dado de forma consciente, ou seja, de acordo com o que se sabe e se espera daquele candidato, contam sua biografia, ideologia, o que já fez e o que se pretende fazer. Essa pesquisa pode ser feita com uma boa pesquisa na internet, joranais ou revistas, mas principalmente com acompanhamento assíduo dos noticiários, porque querendo ou não, política faz parte de nossas vidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário