.

.

..............................Conecte-se com o Mandala.........................

Berinjela e Saúde

Como prometido no último post de Alimentação Saudável, vamos falar hoje sobre a Berinjela. Acredita-se que ela tenha vindo da Índia e também da China, sendo utilizada como artigo ornamental. No século XIII chegou à Europa pelas mãos dos árabes da Península Ibérica. Apesar de no Brasil só conhecermos esse tipo de berinjela da foto aí em baixo, existem vários tipos da leguminosa, desde verdes até vermelhas e esféricas.

Berinjela
Com sabor extramanente leve e delicado, essa leguminosa é formada basicamente por água, 92% de seu interior. Por esse motivo ela é boa fonte de minerais e vitaminas, proporcionando diversos benefícios para a saúde. A casca da berinjela é também rica em fibras e possui baixas calorias, cerca de 28 pra cada 100 gramas.

Aliás, a casca da berinjela é roxinha daquele jeito porque é rica em antocianina que foi relacionada à redução da oxidação, prevenção de câncer e infecções urinárias, de acordo com o American Dietetic Association. Outro componente aclamado da berinjela são os chamados fitonutrientes que atuam na destruição dos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento e pelo início de diversas doenças degenerativas. 

Recentemte descobriu-se que a berinjela é inimiga de um problema muito temido dos brasileiros: o colesterol alto. Médicos da Unicamp estudam os efeitos da berinjela na redução do colesterol há algum tempo e apesar de os resultados não serem conclusivos, são muitos os que indicam tomar a água resultante da fervura da berinjela pra combater esse problema.


Leia mais sobre alimentação saudável, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário