.

.

..............................Conecte-se com o Mandala.........................

Côco e saúde

Em países tropicais, como o Brasil, é preciso se hidratar constantemente pra fugir da desidratação provocada pelo excesso de sol. Em cidades como Rio de Janeiro ou Espírito Santo, onde as pessoas passam grande parte de suas vidas na praia, o consumo de água de côco é muito comum. Mas até aqui em BH, que não têm praias, são muitas as vezes que nos vemos tomando água de côco. Mas, afinal, ele tráz algum benefício pra sua saúde?

Como ocorre com a maioria dos alimentos que já falamos por aqui, a origem do côco é incerta. Alguns afirmam que ele veio do Sudeste Asiático, outros da América do Sul. Nos últimos tempos foram encontrados fósseis que se parecem muito com o coqueiro na Nova Zelândia e no Rajastão, Índia. Se é complicado definir sua origem, é fácil pro côco se espalhar, como o fruto é pouco denso e flutua, acredita-se que ele tenha se espalhado sozinho, levado pelas correntezas do mar. Os benefícios existem sim, e são tão grandes que durante as duas grandes guerras e na guerra do Vietnã, os soldados injetavam grandes quantidades no sangue de sua água.


A água de côco é rica em potássio, que ajuda a equiibrar a quantidade de água no organismo e auxilia no crescimento e fortalecimento dos ossos. Também são encontrados no côco vitaminas A, B1, B2, B5 e C, magnésio e fibras. Segundo o site Almanaque Culinário, "alguns estudos afirmam que a água de côco tem uma boa aceitação no tratamento de quimioterapia, pelos sintomas desagradáveis que o tratamento apresenta dificultando a ingestão de certas bebidas." 

Além de hidratar o corpo, a água de côco é super levinha, tem apenas 19 calorias por 100 mililitros. Mas isso só a água, né? O côco em si é considerado vilão pra quem está de regime, afinal, é muito gorduroso. Mas a verdade é que as coisas não são bem assim. As duas gorduras presentes no côco são, o ácido láurico e o monolauril, que servem como uma espécie de fonte de energia, queimando rapidamente e não se transformando nos temidos pneus. Isso ocorre devido à oxidação de ácidos graxos e a sua utilização como fonte de energia promovida por essas gorduras.


E ainda podemos citar outras inúmeras funções que essas duas gorduras do bem promovem no organismo: são antivirais, combatem fungos e bactérias, melhoram a resposta imunológica, aumentam o colesterol bom, protegem o coração, regulam o funcionamento da tireóide e tem ação antiinflamatória. Voltando à água de côco, ela é levemente calmante, oxidante, mineralizante, diurética, antifebril, anti-risêmica (combate às rugas) e estimulante do apetite.

Segundo o site Ihha, a quantidade de nutrientes presentes no fruto depende do estado de maturação do mesmo. À medida que a polpa amadurece, seu teor de gorduras aumenta. Desse modo, o côco verde tem menos dessas gorduras porque a polpa pouco se desenvolveu, daí ele ter uma maior quantidade de água.

Então, agora que você sabe de todos os benefícios da água de côco e do côco, propriamente dito, corre pra aproveitar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário