.

.

..............................Conecte-se com o Mandala.........................

Caminhada e qualidade de vida

Cuidar da saúde não é tarefa fácil. Muitas vezes a preguiça e o comodismo parecem ser muito mais fortes que o ímpeto de se tornar saudável. Como todos nós sabemos, o mantra de uma vida saudável, repetido diversas vezes por médicos e especialistas é, alimentação saudável e exercícios físicos. Malhar, fazer academia, levantar peso, tudo isso pode soar muito pesado pra quem é sedentário. Então, qual atividade física leve e fácil poderia ser feita? A resposta é simples: caminhada.

Além de fácil de fazer, a caminhada é um exercício seguro e que promove benefícios para todo o corpo, melhora a disposição e pode ser praticada por pessoas de todas as idades sem necessidade de grande condicionamento físico. É ideal pra pessoas sedentárias que querem começar a se exercitar sem se cansar muito. Aos poucos o corpo vai se acostumando ao exercíco e atividades mais complexas podem começar a ser desenvolvidas.

Caminhada, combinação perfeita de movimentos

A caminhada melhora a circulação sangüinea, cambate a depressão e o estresse, protege o coração, melhora a composição hormonal e a imunidade, cambate a diabetes e fortalece os ossos, regula os níveis de colesterol, aumenta a capacidade aeróbica, fortalece e tonifica os músculos, entre outros benefícios. A caminhada acelera o metabolismo e por isso auxilia na perda de peso e no gasto calórico.

Antes de começar a sua caminhada é preciso, no entanto, alguns cuidados. Eis as dicas: vá de boné ou chapéu pra se proteger do sol, também por causa dele use protetor solar, mas não exagere no fator (consulte um dermatologista que analisará o seu tipo de pele e indicará o melhor fator de protetor solar) porque o sol tráz benefícios, como a produção de vitamina D quando entra em contato com a pele. Use roupas leves e de cores claras pra espantar o suor, um tênis adequado ajuda a proteger os pés e manter uma postura adequada durante a corrida. Não esqueça de levar a garrafa d´água, a hidratação é fundamental durante os exercícios físicos.  

Escolha bons calçados pra caminhar
Outra dica é não ir de uma vez, nem percorrer longas distâmncias logo de cara. Começe com percursos menores e sem correr muito, alterne os dias para a prática e aos poucos vá aumentando o ritmo. Antes de caminhar faça um alongamento e aquecimento que vão preparar o seu corpo antes da atividade própriamente dita. Por fim, vale lembrar que é bom consultar um médico pra verificar qual o melhor exercício físico pra você.

Agora não tem mais desculpas pra ser sedentário, né? Sabendo todos os benefícios que uma atividade fácil e barata como a caminhada te proporcionam, você já pode começar a se exrcitar, a sua saúde agradece. Aproveite e complemente a receita da saúde perfeita com a alimentação do Mandala. O almoço no Mandala fornece tudo o que você precisa durante toda a semana. Não são usados aditivos químicos na preparação dos pratos, somente temperos naturais, ervas secas e desidratadas, óleos de soja, milho e gergelim; farinha e arroz integrais; gelatina de alga; açúcar mascavo e mel etc. A preparação das refeições é feita seguindo uma técnica chamada de cocção que através de um forno combinado usa vapor e calor para cozinhá-los, mantendo as cores, sabores e nutrientes dos ingredientes, os alimentos ficam al dente, com pouquíssimo óleo e com textura natural.

Depois de correr, que tal um suquinho Mandala. Foto: Camila Navarro
Com informações da Revista Pampulha Mix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário